Cidade

Fiscalização do Pé na Faixa surte efeito entre os motoristas

Multas começaram a ser aplicadas aos infratores no dia 31 de maio; número de multas reduziu significativamente em relação à primeira semana da campanha


No dia em que inicia a terceira semana de fiscalização e multa dos motoristas londrinenses pela campanha Pé na Faixa, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou os números referentes ao período. Entre os dias 31 de maio e 9 de junho, foram aplicadas 513 multas em Londrina, punindo motoristas que desrespeitam a sinalização da campanha em pontos estratégicos na cidade.
No total, foram instaladas 72 placas em 36 pontos de grande circulação de pedestres. Diariamente, 15 agentes da CMTU realizam a fiscalização e aplicam multas, revezando entre os locais da campanha. Durante esta semana, o trabalho vai se concentrar na avenida Bandeirantes, em frente ao Hospital Evangélico; na avenida Rio de Janeiro, nos cruzamentos com a Piauí e com a Benjamin Constant; em frente às Lojas Americanas na rua Professor João Cândido e na avenida Juscelino Kubitscheck, em frente ao Colégio Londrinense.
De acordo com as informações da assessoria de imprensa da CMTU, o número de multas tem diminuído ao longo da campanha. Até o dia 4 de junho, foram aplicadas 421 multas. Depois, nos dias 7, 8 e 9, o número de punições caiu para 92, sendo 44 na segunda-feira, 20 na terça e 28 na quarta-feira.
Para o diretor de trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, este é um sinal de que o “Pé na Faixa” tem surtido efeito. “Quando as pessoas sentiram a presença da fiscalização nas ruas, com olhar orientativo, mas também punitivo, perceberam que a campanha veio para ficar, de forma definitiva. Os londrinenses começaram a se adaptar ao artigo 214 do Código de Trânsito”, afirmou o diretor.
“É importante dizer que não eram todos os motoristas que não observavam o código. Muitos deles já praticavam a preferência ao pedestre antes da campanha. Entre os que não respeitavam o artigo, estamos conseguindo fazer com que grande parte passe por uma mudança de postura”, destacou o diretor. “Estamos conseguindo aliar o processo educativo ao de fiscalização, atingindo um equilíbrio na realização da campanha”, finalizou.
(Londrina, 14 de junho de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos