Congresso Paranaense de Saúde Pública encerra nesta quinta
Prefeito Marcelo Belinati participa da mesa-redonda “O Novo Pacto Federativo e seus Impactos no SUS em tempos de Covid-19”

Termina hoje o 5º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, com o tema central “Cuidado em Saúde a Serviço da Vida”. O evento, realizado integralmente em plataforma digital, conta na noite de hoje com a participação do prefeito Marcelo Belinati. Ele vai integrar a mesa-redonda “O Novo Pacto Federativo e seus Impactos no SUS em tempos de Covid-19”, com o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, das 18 às 19h30. Quem coordenará a mesa será o diretor-presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva INESCO, João Campos
O objetivo do congresso virtual é contribuir para a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, propiciando oportunidade para os participantes aprofundarem seus conhecimentos, aprimorarem competências e discutirem as temáticas prioritárias de saúde do Estado. A promoção é do INESCO e possui copromoção da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, que está participando com 100 inscrições dos profissionais da área e com apresentação de 44 trabalhos.
O evento está reunindo uma exposição em pôster eletrônico de 288 trabalhos científicos, aprovados para a 6ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde, e a realização de 25 minicursos, mesas-redondas, painéis interativos, conferência, entrevistas e sessões de lançamentos editoriais e também com dicas de exercícios físicos para serem praticados nos intervalos. São mais de 70 palestrantes ministradas por convidados do Brasil e exterior.
Foram mais de 300 trabalhos inscritos, em diferentes eixos temáticos, entre eles sobre a pandemia viral e Covid-19, e 850 participantes de 11 estados brasileiros, entre profissionais de serviços, docentes e pesquisadores, estudantes de graduação e de pós de quase todas as carreiras da saúde, conselheiros e lideranças comunitárias. Todos envolvidos diretamente com a prestação dos serviços ou na formação e capacitação de recursos humanos na área da saúde.
Segundo o diretor-presidente do INESCO, professor João Campos, que também é médico sanitarista e docente da área de Saúde Coletiva da UEL, universidade que junto com a Unifil e UEM apoiam o evento, todos estes participantes estão reunidos em discussões, troca de conhecimento e com novas proposições para o ensino e políticas públicas, o que contribui, indiscutivelmente, na promoção e difusão de melhorias para a saúde pública paranaense.
A integrante da Comissão Organizadora do evento e diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Rosilene Machado, disse que Londrina retoma junto com a proposta da atual gestão de avançar também na qualificação dos profissionais na exposição das experiências exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS). ”Os temas do congresso têm grande relevância para compartilhar experiências por meio da exposição dos trabalhos”, apontou.
Outras informações no site do evento http://congressosaudepublica.org.br/2020/.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Rosilene Machado, no 3372-9434, e com a assessora de imprensa do INESCO, Ligia Barroso, no 99996-2614.
Texto: Dayane Albuquerque, com informações da Assessoria de Imprensa do INESCO