Cidade
Barbosa Neto participa do “Dia do Descarte” na prefeitura
Durante todo o dia, os servidores da prefeitura vão fazer o descarte de cópias de documentos, entre outros materiais, que serão doados à Coopersil

Os documentos, a serem extintos, serão fragmentados, com a presença de um funcionário municipal, que testemunhará o ato, conforme prevê a legislação. Ao final, será formada uma tabela, descrevendo quais documentos foram eliminados. O material será doado às cooperativas de reciclagem de papel.
A gestora de coleta seletiva da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marilys Garani, falou sobre a sensibilização dos funcionários públicos em colaboram para que haja o descarte correto dos documentos inutilizados, bem como as listas telefônicas, revistas e jornais velhos. A gestora solicitou aos presentes que pensem na quantidade de lixo que gera, e como pode destinar o material para a reciclagem de forma correta.
O “Dia do Descarte”estimula a separação de papéis, detritos recicláveis, orgânicos e rejeitos, para a destinação adequada a cada um desses itens. A próxima meta é expandir a ação às escolas municipais e unidades básicas de saúde, sendo que alguns desses órgãos já adotaram a prática.
Entre os presentes estava o presidente da Companhia Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), André Nadai, o secretário municipal do Ambiente, Carlos Eduardo Levy, e o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Coopersil), Zaqueu Vieira. Também esteve presente a diretora da Escola Municipal Carlos Kraemer, Néri Cazarim Barrozo Cavalcanti, que realiza com a comunidade escolar um trabalho de compostagem do lixo orgânico.
(Londrina, 8 de junho de 2010)
Foto: Luiz Jacobs