Cidade

Educador ministra palestra sobre educação integral

Com nove livros publicados e renome internacional, José Pacheco vem mostrar os caminhos para a implantação com sucesso do ensino em tempo integral; palestra faz parte do 2º Seminário Nacional de Gestão Pública 2010


Conhecido internacionalmente, o educador José Pacheco ministra na próxima quarta-feira (9) uma palestra gratuita em Londrina, com o tema “Educação Integral em Tempo Integral”, promovida pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios da região metropolitana de Londrina (ABM), Associação Brasil Soka Gakkai Internacional de Londrina (BSGI) e Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). O evento acontece no Centro Cultural da Associação BSGI, que fica na rua Mato Grosso, nº 585, das 14h às 17h30, e faz parte do 2º Seminário Nacional de Gestão Pública 2010.
A palestra aborda os caminhos para a inclusão adequada da educação integral, tanto em escolas públicas quanto privadas. O autor apresenta ainda maneiras de solucionar dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino quanto ao espaço físico disponível. “O professor José Pacheco tem um dos trabalhos mais bem sucedidos e reconhecidos no âmbito mundial sobre a questão da escola em tempo integral”, destacou a secretária municipal de Educação, Vera Hilst.
Mestre em Educação da Criança pela Universidade do Porto, em Portugal, José Pacheco idealizou, em 1976, a Escola da Ponte, na Vila das Aves, também em Porto. Por três décadas, coordenou naquela academia diversos projetos de formação de professores e desenvolvimento educacional. Publicou artigos acadêmicos em vários jornais, revistas e sites de destaque em Portugal e no Brasil, entre eles a Folha de São Paulo.
José Pacheco possui também nove livros de sua autoria sobre temas ligados à educação. A relevância da obra do educador o levou ao Conselho Nacional de Educação português, órgão do qual é membro desde 2002. Em 2004, foi condecorado pelo então presidente lusitano Jorge Sampaio com a Ordem da Instrução Pública, título concedido a personalidades ou entidades portuguesas que prestaram grandes serviços à educação lusa. Pacheco é um entre sete seletas pessoas a receber tal condecoração.
Seminário
A palestra “Educação Integral em Tempo Integral”, do professor José Pacheco, faz parte da programação do 2º Seminário Nacional de Gestão Pública 2010, que apresenta, no dia 9 de junho, diversos temas aos profissionais de educação de Londrina e de municípios da região metropolitana. As atividades começam às 8h, com uma apresentação do coral “Um Canto em Cada Canto”.
Às 9h, haverá um debate sobre o Regime de Previdência Própria para os Municípios (RPPS), coordenado pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Bachman. Uma hora depois, a palestrante Rose Sales, da ABM, discorre sobre o tema “Escola de Gestão Pública – Unidades de Projetos Técnicos”. Outra palestra, sobre o Programa Nacional de Informatização e Modernização Pública, será ministrada às 11h, pelo representante do órgão especializado em gestão pública Governança Brasil (GovBr), Roberto Coelho.
A programação do período matutino tem previsão para término às 12h30. Segundo a secretária de Educação, Vera Hilst, o cronograma matinal tem como foco tirar dúvidas quanto aos procedimentos legais com relação aos servidores públicos da área da educação, como, por exemplo, a questão da aposentadoria. “São palestras que mostram atualizações previdenciárias e outras informações importantes aos servidores”, observou.
No período da tarde, a partir das 14h, o evento é retomado, com apresentação dos participantes do projeto Musicando na Escola. Logo após, José Pacheco encerra o seminário com sua palestra. Todas as atividades do 2º Seminário Nacional de Gestão Pública 2010 são gratuitas e voltadas a todas as instituições do setor de ensino, como universidades, colégios e órgãos da administração pública municipal e estadual ligados á área.
O evento tem limite de 250 vagas. Os interessados devem confirmar presença até amanhã (8), pelo telefone 3372-4086, das 8h às 18h, com Virgínia. O candidato deve informar nome completo e a instituição representada.
(Londrina, 7 de junho de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos