Cidade
Barbosa Neto apresenta novo secretário do Ambiente
José Novaes Faraco tomou posse hoje (15), pela manhã da secretaria e deve firmar parcerias com o Ecometrópole, e se dedicar para a qualidade do ar e dos rios na cidade

O prefeito afirmou que a experiência do novo secretário será fundamental para a execução de novos projetos que serão desenvolvidos pela Sema. Barbosa também disse que Faraco dará continuidade das ações que já estavam em andamento. Ele destacou ainda, que todos os secretários são avaliados frequentemente, e que quando há muitos problemas, como atraso na entrega de projetos, por exemplo, é necessário repensar a importância destes para o bom andamento da gestão. “Não é questão pessoal, mas sim do que é bom ou não para Londrina”, comentou.
João Novaes Faraco afirmou que pretende cumprir com as metas propostas, desenvolver projetos nas áreas de recuperação de mata ciliar e poluição dos rios e do ar, dentre outras ações. “Vou colaborar com o crescimento da cidade, e não vai interessar a proximidade junto ao prefeito para continuarmos no cargo, mas sim da capacidade de administrar corretamente a pasta”, salientou.
Dentre as metas de Faraco, está a manutenção da parceria com a Ong Ecometrópole, na construção de um novo modelo de preservação ambiental, onde Londrina seja a capital Ecometrópole do país.
O líder de governo na Câmara dos Vereadores, Sebastião dos Metalúrgicos, falou que os vereadores estão confiantes na nova administração, e que Faraco tem muito a contribuir com sua experiência dentro e fora do país.
A secretária especial para região Metropolitana do governo do Paraná, Elza Correia, falou que o secretário colaborou com a aprovação do projeto de pólo florícola, que começará a ser implantado na região norte e que tem um grande potencial para a produção de flores. “Não tenho dúvidas da capacidade dele”, concluiu.
Entre os presentes estiveram o presidente da Câmara no biênio 1985/86, João Sabec, e o vereador Rony Alves (PTB), o ambientalista João das Águas, entre outras lideranças.
Currículo
João Novaes Faraco cursou agronomia na Esalq- ESP em 1973. Atualmente é acadêmico de direito no ICES e de Tecnologia em Gestão Pública pela IFPR. Ao longo da sua carreira, elaborou, em conjunto com outros técnicos oficiais, o projeto de implantação do pólo florícolo em Londrina, foi assessor por mais de dez anos do ex-governador, Roberto Requião; foi assessor técnico da Comel, por mais de dois anos.
Na área acadêmica, participou de diversos congressos internacionais de meio-ambiente, em especial os da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (Agum). É ex-diretor das revistas científicas “O Solo”, distribuída para mais de 60 países, e “Eficaz”. Foi diretor do centro acadêmico Luiz de Queiroz, em 1974. Faraco colabora com o jornal paranaense Gazeta do Povo e é autor do livro “Biobras”.
No setor público, é servidor da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, por concurso público, no qual foi aprovado em 2º lugar.
(Londrina, 15 de junho de 2010)
Foto:Luiz Jacobs