Cidadão

Semana do Aleitamento Materno é inaugurada com festa

Em evento na maternidade Lucilla Ballalai, prefeito Barbosa Neto vestiu camiseta do evento e homenageou mães que participaram da cerimônia

Semana de aleitamento materno Teve início hoje (2), a programação de eventos promovidos pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, referentes à Semana Mundial do Aleitamento Materno. A abertura ocorreu no saguão de entrada da Maternidade Municipal de Londrina Lucilla Ballalai, com participação do prefeito Barbosa Neto, do secretário de Saúde, Edson de Souza, funcionários e diretores da maternidade e mães de filhos que ainda são amamentados.

A coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno (Calma), Lilian Poli de Castro, destacou que a Semana Mundial é uma mobilização anual, para promoção e divulgação da importância do aleitamento materno à vida de mães e bebês. “A semana ajuda a propagar as vantagens e desfazer os mitos que envolvem esse ato que tanta autoconfiança confere às mães”, disse. A coordenadora agradeceu ao prefeito e ao secretário de Saúde que, segundo ela, deram todo o apoio à realização dos eventos.

Edson de Souza afirmou que a data marca “um dos principais dias para a saúde pública municipal”. Segundo ele, a importância do aleitamento materno foi que motivou o empenho da administração municipal em incentivar a realização da semana. “Londrina é referência no assunto, já que é o berço do programa Amamenta Brasil, hoje difundido em todo o país pelo Governo Federal”, observou.

O evento foi marcado pelo lançamento de camisetas comemorativas à Semana, fabricadas em tamanhos para adultos e bebês. Para os pequeninos, uma sugestiva frase em verde cintilante estampa a malha branca: “movido a leite materno”. Barbosa Neto vestiu a camisa da campanha, literalmente, e distribuiu rosas vermelhas às mães presentes com seus filhos à cerimônia. O prefeito também recebeu uma placa comemorativa do diretor de Marketing da Sercomtel, Roberto Coutinho, com a ilustração do cartão telefônico, para orelhão que a empresa lançou em celebração à data.

“A maternidade tem um significado especial e o aleitamento materno é um momento crucial na vida de mães e filhos, dando não só saúde, por ser um alimento puro e completo, mas dando equilíbrio emocional a ambas as partes”, avaliou Barbosa Neto, que considerou a maternidade municipal como “um local abençoado por Deus”. “Por isso, já investimos R$ 300 mil na reforma desse prédio no ano passado, em uma de nossas primeiras medidas na prefeitura. Em 18 anos de existência, a maternidade nunca tinha sido reformada”, pontuou.

O prefeito também contemplou as 23 fotografias de mães amamentando seus bebês, expostas pela mostra “Mulheres Londrinenses Amamentando”. As imagens foram registradas por seis fotógrafas do Foto Clube de Londrina. Quatro delas estavam presentes e foram cumprimentadas por Barbosa Neto pelo trabalho. A exposição segue na maternidade Lucilla Ballalai até quinta-feira (5). Depois, vem para o saguão da Prefeitura de Londrina, onde permanece até a próxima semana, quando será deslocada para o shopping Royal Plaza.

Programação

A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno conta com eventos previstos até o próximo sábado (7). De amanhã (3) a sexta-feira (6), funcionários da Saúde vão visitar hospitais da cidade, fazendo a distribuição de folders educativos e entregando brindes para os bebês recém-nascidos. Na terça, a partir das 14h, serão visitados os hospitais Evangélico e Santa Casa. Na quarta-feira, é a vez do Hospital Universitário. O Hospital Araucária e o Hospital da Mulher recebem a equipe da Semana na sexta-feira.

Na quarta-feira, a partir das 15h, será realizado um debate com a comunidade. Serão prestados esclarecimentos sobre o tema “Como bicos, chupetas e mamadeiras atrapalham o aleitamento materno”. O debate acontece no anfiteatro da Pastoral da Criança, na rua Dom Bosco, 145.

Na quinta-feira, é a Unidade Básica de Saúde do Cafezal que recebe uma oficina de trabalho em aleitamento materno. A programação dura das 13h às 19h. No sábado, as coordenadoras de paróquias e de área da Pastoral da Criança participam da reunião e debate sobre “Como bicos, chupetas e mamadeiras atrapalham o aleitamento materno”, a partir das 9h.

Em paralelo a esta programação, acontecem, ao longo da semana,  ações de orientação à população, com entrega de folders em alguns dos supermercados da cidade. Estudantes dos cursos de enfermagem e nutrição estarão nesses locais, durante as tardes, tirando dúvidas da população. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município também realizam atividades em favor do incentivo ao  aleitamento materno, incluindo aí apresentações de vídeos, palestras, orientações. Cada UBS terá programação própria, para melhor atender às demandas locais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos