Biblioteca Municipal expõe crônicas de Paulo Briguet
“Os papéis do pai” também traz trabalhos do pai do jornalista, o advogado Paulo Lourenço; 25 livros que fizeram parte da história de pai e filho serão expostos
Mostrar como a literatura pode servir de vínculo em um relacionamento de pai e filho. Esse é um dos objetivos principais da exposição “Os papéis do pai”, que reúne dez crônicas do advogado Paulo Lourenço e do repórter e colunista do Jornal de Londrina, Paulo Briguet. Os interessados em conferir a exposição, que começa hoje (3) e vai até o dia 14 de agosto, poderão comparecer a Biblioteca Pública Municipal (avenida Rio de Janeiro, 413).
“Houve uma parceria literária muito intensa entre eu e meu pai, que faleceu em 2008. Cada um era leitor de suas próprias crônicas, um segmento onde me sinto muito a vontade para escrever, já que a crônica é o texto que está mais perto do leitor justamente por geralmente ser desenvolvida com base no cotidiano”, comentou Paulo Briguet.
De acordo com o jornalista, a influência paterna ainda permanece em suas produções atuais. “Meu pai continua sendo um dos personagens das minhas histórias, já que acabei sendo muito incentivado por ele quando ainda era criança. A biblioteca é um patrimônio que o poder público deve continuar mantendo, embora o apoio da iniciativa privada também seja essencial”, afirmou. Briguet ressaltou que a exposição não possui fotografias. “O objetivo é fazer com que cada pessoa pode encontrar nos textos a imagem do próprio pai”, disse.
Para o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva, a literatura sempre vai servir como forma de vínculo entre as pessoas. “Desenvolver o hábito de leitura e a escrita faz parte da formação literária de qualquer indivíduo, o que é uma das propostas dessa exposição, além da comunidade poder conhecer ainda mais o trabalho de um excelente cronista local”, disse o diretor.
A exposição “Os papéis do pai” ainda traz 25 livros que fazem parte da história dos dois cronistas, como “Guerra e Paz”, “Crime e Castigo”, “No Caminho de Swann” e “Estrela da Vida Inteira”, dentre outros. A Biblioteca Pública Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.




