Vila Brasil promove oficina de canto para idosos
Com o patrocínio do Promic, ação tem o objetivo de mostrar como a música pode ser usada como incentivo social; técnica vocal e autoestima são aspectos trabalhados
Se Nelson Gonçalves e Silvio Caldas ainda estivessem vivos, certamente, iriam gostar da influência que suas canções tiveram e continuam exercendo na vida de muita gente. E é para esse público que a Vila Cultural Alma Brasil abre as inscrições para uma oficina de canto destina à terceira idade, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, das 14h às 16h, na própria sede cultural, localizada na rua Mar Del Plata, 93. A ação tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Segundo a professora e preparadora vocal, Meire Valin, responsável pela oficina, o objetivo principal é mostrar como a música pode ser usada como incentivo social. “Trabalhamos tanto aspectos ligados ao físico quanto ao psicológico dessas pessoas, que têm a autoestima elevada consideravelmente com o exercício e o conhecimento musical proporcionados pela oficina”, disse.
Meire Valin desenvolve, desde 2008, uma pesquisa sobre o que a população do Norte do Paraná escutava nas rádios, desde a década de 30. De acordo com a professora, apesar da falta de espaço na mídia atual para esse gênero, há muita riqueza que necessita ser apresentada às gerações futuras. “Inezita Barroso, Silvio Caldas e Nelson Gonçalves são cantores que elaboraram lindas valsas e serestas, vertente que foi esquecida hoje. Acreditamos que muito ainda pode ser aproveitado, musicalmente falando”, concluiu a professora.
A oficina é dirigida a pessoas que têm ou não alguma experiência no canto. As inscrições custam R$ 5, mais a doação de um produto de limpeza, e podem ser feitas na Vila Cultural Brasil.




