CMTU e Guarda Municipal fiscalizam venda de produtos ilegais
Operação foi realizada em quatro pontos de Londrina; foram apreendidos quase 9.000 itens piratas ou contrabandeados
Cinco fiscais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e cinco membros da Guarda Municipal de Londrina efetuaram hoje (4) grande operação de fiscalização com vendedores ambulantes e donos de ferros velhos em quatro pontos diferentes de Londrina. Quase 9.000 produtos ilegais foram apreendidos. “Foi a maior apreensão de itens ilegais em um único dia da história de Londrina”, ressaltou o diretor de Trânsito da CMTU, Wilson de Jesus.
A operação teve início no período da manhã, na avenida 10 de Dezembro, desde a Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445) até a avenida Brasília (BR-369). Doze ferros velhos foram flagrados com carcaças de automóveis alojadas nas calçadas, obstruindo a passagem de pedestres. “Fizemos a notificação e demos um prazo de 12 horas para a retirada desse material das calçadas”, informou o diretor.
Caso não cumpram a determinação de retirada dos objetos dentro do prazo, os proprietários serão multados em R$ 235. Caso haja reincidência, o valor dobra e também há possibilidade de recolhimento dos veículos. Outras duas pessoas tiveram material de panfletagem apreendido, por efetuar o serviço sem autorização.
Depois, os agentes se deslocaram na rua Figueira, que fica na entrada dos jardins Santa Rita 1 e Leonor, região oeste da cidade. Havia denúncias de comércio ilegal de CDs e DVDs piratas, fato que foi confirmado, já que os 10 fiscais apreenderam 3.750 DVDs e CDs.
À tarde, a operação foi retomada, com a retirada de circulação de cerca de 4.500 mercadorias não legalizadas na rua Pernambuco e na avenida Rio de Janeiro. Entre os itens, estão carteiras, cintos e cabideiros.
Wilson de Jesus explicou que as operações de fiscalização do comércio de produtos ilegais terá continuidade. “O objetivo é valorizar e estimular aqueles que trabalham com produtos legalizados e desestimular aqueles que moram ou vêm para Londrina a fim de praticar o comércio ilegal de produtos piratas ou contrabandeados”, avaliou o diretor de Trânsito da CMTU.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, é papel natural da Guarda Municipal de Londrina apoiar ações da prefeitura que visem ao cumprimento das leis. “Os guardas agiram tranquilamente, junto com os agentes da CMTU, e ajudaram a fazer grandes apreensões. E com certeza enviaremos integrantes em novas operações desse tipo que ocorrerem em Londrina”, pontuou.




