Cidadão

Saúde começa trabalhos de pesquisa do novo Lira

Os 260 agentes da dengue estão distribuídos em cinco regiões da cidade, para coletar os dados do novo levantamento; índice atual registra 1.2% de infestação do mosquito na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, inicia hoje os trabalhos de pesquisa de campo do novo Levantamento Rápido do Aedes Aegypti (Lira), que faz um panorama geral sobre o índice de infestação do mosquito da dengue em Londrina. Cerca de 260 agentes, coordenadores e supervisores estão divididos em cinco regiões da cidade para coletar os dados.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins, o cronograma de trabalho já é elaborado pelo Ministério da Saúde. “É importante destacar que nem todos os imóveis são visitados pelos agentes, já que fazemos um levantamento geral. Por isso, é necessário que a população abra sua residência, para que os resultados sejam eficientes”, disse.

Segundo o diretor, após a coleta de amostras do mosquito, a próxima etapa a ser cumprida é a análise laboratorial. “Essa parte do processo tem o objetivo  de verificar se o que foi coletado trata especificamente da dengue. Depois dessas etapas, informatizamos os números detectados. Com isso, acreditamos que o resultado final deverá ser divulgado já na próxima semana”, ressaltou João Martins.

O último Lira apresentou 1,2% de infestação do mosquito em Londrina. Para o diretor, esse índice pode ser diminuído, graças ao trabalho de conscientização feito pela Secretaria de Saúde com empresas e instituições da cidade. “Tivemos a presença de 244 pessoas representando vários estabelecimentos, como igrejas, escolas e órgãos públicos”, comentou.

Ele explicou como é executada essa  parceria. “Já desenvolvemos o trabalho de colocar um agente cuidador em cada empresa, que fica responsável por verificar se há foco da dengue uma hora por semana na empresa em que trabalha”, concluiu o diretor.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos