Recursos Humanos publica guia da Covid-19
Material, desenvolvido pela Diretoria de Saúde Ocupacional, reúne dados oficiais sobre o vírus causador da pandemia

Para que os servidores da Prefeitura de Londrina tenham mais uma fonte de informações fidedignas sobre o novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) divulga o “Guia de Prevenção e Orientações Relacionadas à Covid-19”. O material foi elaborado pela equipe da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), e está disponível no Sistema SEI. O guia também ficará disponível para toda a população no Portal da Prefeitura de Londrina, na página exclusiva sobre o Coronavírus, e no Portal Interação.
A secretária da pasta, Adriana Martello Valero, afirmou que o documento é de extrema importância, no âmbito dos ambientes de trabalho da Prefeitura, e foi produzido com apoio do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP). “Ele tem o intuito de orientar e, consequentemente, levar mais proteção aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam pelo Município. Nesse contexto, como consta no próprio Guia, a prevenção da transmissão em nosso ambiente laboral é fundamental para o controle epidêmico. Uma vez que os trabalhos de prestação de serviços à comunidade continuam, os servidores precisam se proteger cada vez mais, e o nosso papel é orientá-los e dar esse suporte importante, resultando em menor contaminação nos ambientes de trabalho”, frisou.
E a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, citou que o desenvolvimento do material surgiu por conta da procura, por parte dos servidores, de informações após terem contato com pessoas suspeitas ou que positivaram para Covid-19. “Recebemos muitas consultas de servidores que tiveram contato com pessoas de diagnóstico positivo para Covid-19, especialmente familiares próximos, e que estavam em dúvida de como proceder. Com essa demanda, fizemos uma consulta ao COESP, questionando sobre que orientações podemos oferecer. Eles nos retornaram com alguns manuais de saúde, que pedimos à Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional para analisarem. A partir disso, a médica do trabalho, juntamente com o médico perito, elaborou o Guia”, disse.
O “Guia de Prevenção e Orientações Relacionadas a Covid-19” explica o que é o Sars-Cov-2, novo tipo de coronavírus identificado este ano e causador da pandemia. O texto orienta, de forma didática e com apoio de tabelas e ilustrações, sobre as formas de transmissão do vírus, quanto tempo ele leva para se manifestar no indivíduo e quais sintomas pode apresentar. Reforça as medidas de prevenção, como higienização de mãos e superfícies, uso de máscara de contenção e o distanciamento social.
Também aborda as medidas de prevenção que a Prefeitura de Londrina adotou, no curso da pandemia, para diminuir as chances de contágio e transmissão, tanto no ambiente de trabalho dos servidores como para a população em geral. Expõe as formas de detecção do vírus, por critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, conduta para servidores com diagnóstico confirmado, e informações complementares, com classificação de riscos de exposição em diferentes ambientes, e quais as formas de proteção adequadas a cada um deles.
Caso o servidor municipal necessite de licença por conta de atestado médico, é preciso seguir as determinações do Decreto referente às perícias, n° 768 de 2016. “Nos casos de diagnóstico de Covid-19, há formulários específicos, que devem ser encaminhados para a DSO. E, caso o servidor tenha condições, como em casos assintomáticos, poderá manter as atividades em regime de teletrabalho”, complementou a diretora da SMRH.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, pelo 3376-2633.