Destaques

Sema descobre depósito clandestino em distrito de Londrina

Sema autua cidadão que despejou mais de 400 caminhões de entulho

Mais de 400 caminhões de entulho da construção civil, além de lixo orgânico e rejeitos, foram despejados irregularmente em Espírito Santo; órgão aplicará multa e outras sanções

A Prefeitura de Londrina, pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), anunciou hoje (12) a descoberta de um grande depósito clandestino de detritos da construção civil, localizado na estrada da Cegonha, próximo à Venda dos Pretos, no distrito de Espírito Santo. Com mais de um quilômetro de extensão, o depósito já continha mais de 400 caminhões de entulhos de obras da construção civil, além de lixo orgânico, rejeitos e materiais recicláveis, como madeira e plásticos.

Segundo o secretário municipal do Ambiente, José Novaes Faraco, a operação teve início ontem (11) e faz parte de um trabalho que vem se tornando constante desde que o atual secretário está responsável pela pasta. “Só nos últimos 60 dias fizemos 60 autuações, o que dá mais de uma por dia útil”, comentou.

O proprietário do terreno será autuado e pagará multa cujo valor ainda será definido. “Estamos calculando o montante de entulho despejado para definir o valor da penalidade”, afirmou o secretário. Os responsáveis pela deposição dos dejetos no local irregular ainda não foram descobertos, mas também receberão penalizações, caso encontrados. Além das sanções financeiras, os infratores terão que remover os detritos e tomar medidas para amenizar os impactos ambientais.

Nos últimos dois meses, com todas as autuações efetuadas pela Sema, nas regiões urbana e rural de Londrina, por atos de degradação ambiental, cerca de R$ 1 milhão já foi aplicado em multas. “Em todo o ano de 2009, o valor chegou a R$ 40 mil”, comparou José Faraco.

Nos últimos dois meses, Sema autuou mais de 50 crimes ambientaisO secretário explicou que o objetivo não é a pura aplicação das penalizações em dinheiro. “A multa tem caráter pedagógico”, frisou. Os recursos arrecadados com as sanções são investidos em benefícios como compra e plantio de mudas para serviços de arborização no município, manutenção dos ônibus da Biblioteca Móvel, entre outros.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos