SEMA promove ação drive-thru para coleta de materiais eletrônicos
Trabalho será desenvolvido no sábado (29), das 10 às 16 horas; os produtos serão encaminhados a entidades e ONGs

Neste sábado (29), a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) promove uma ação para coleta de materiais eletrônicos. O “Rotary Coleta” irá atender das 10 às 16 horas, na sede da SEMA, localizada no Parque Arthur Thomas, na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. Realizado em parceria com o Rotary Club de Londrina Sul, o evento é uma oportunidade para que os londrinenses tenham como destinar, de forma correta, produtos que não utilizam mais, como aparelhos eletrônicos, de informática, televisores e outros itens.
A gerente de Educação Ambiental da SEMA, Daniele da Costa, comentou que, em julho, no Dia Mundial da Reciclagem, houve um trabalho similar e que teve grande adesão por parte da comunidade. “Neste dia, fizemos uma ação, em formato drive-thru, para coletar materiais recicláveis, eletrônicos e roupas. Foi um sucesso, pois arrecadamos uma tonelada de eletrônicos e recicláveis, e mais de cinco mil peças de roupa, que foram destinadas a entidades socioassistenciais. Isso nos motivou a realizar mais ações similares, porque observamos que as pessoas querem descartar corretamente esses materiais, mas não sabem como destiná-los”, explicou.

O trabalho de sábado (29) também vai ocorrer em formato drive-thru, ou seja, o motorista leva os produtos e entrega sem precisar descer do veículo. A medida foi adotada para garantir o distanciamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus, e o uso de máscara é obrigatório, para evitar contágio ou transmissão. Todos os produtos obtidos no “Rotary Coleta” serão encaminhados a entidades e ONGs cadastradas junto ao Rotary Club de Londrina Sul.
De acordo com Daniele, é comum que as pessoas chamem os eletrônicos sem uso de “lixo eletrônico”, embora o termo não seja o mais adequado. “É importante ressaltar que esses itens não são lixo, mas sim subprodutos que contém vidro, metais, plástico, e podem ser reaproveitados como matéria prima para empresas e indústrias. Na SEMA, temos um ponto para descarte desses materiais, em frente ao Centro de Educação Ambiental”, citou.
O atendimento da Secretaria Municipal do Ambiente funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Daniele da Costa, pelo 3372-4768 ou 3372-4775.