Prefeitura garante transporte para 20 mil crianças
Empresa vencedora da licitação fará mais de 1.300 viagens nos próximos 12 meses, dando suporte a projetos pedagógicos da Secretaria de Educação
Mais de 20 mil crianças e docentes da Rede Municipal Ensino já têm garantido o transporte para a participação em dezenas de projetos pedagógicos promovidos pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Entre eles, está o “Conhecer Londrina” e o “Conhecer Londrina Rural”. Foi divulgado, na última sexta-feira (13), edital com o resultado da licitação, por pregão presencial, para a contratação de empresa que proverá, pelos próximos 12 meses, serviços de transporte de 1.337 viagens, que totalizam cerca de 5.842 horas de rodagem.
A empresa TIL Transportes Coletivos S/A foi a vencedora da licitação, com oferta de veículos coletivos com capacidade para 42 lugares, bancos almofadados e elevador com local apropriado para cadeira de rodas. Os investimentos chegam a R$ 267 mil. Especificamente para o projeto “Conhecer Londrina” e “Conhecer Londrina Rural”, o custo ultrapassa R$ 92 mil, com previsão de coletivos específicos, com equipamentos de som e adesivos com o nome do projeto na carenagem.
O “Conhecer Londrina” é um projeto voltado às crianças do terceiro ano do ensino fundamental. Mais de 6,5 mil alunos visitam locais de relevância histórica e cultural de Londrina. Conforme explicou a assessora de Projetos da Secretaria de Educação, Eva Okawati, o roteiro começa pelo Marco Zero e passa por pontos como o Memorial do Pioneiro, praça Willie Davis (onde ficava a sede da antiga Cia de Terras Norte do Paraná) e Museu Histórico de Londrina. Trechos turísticos da cidade também são visitados, como o ginásio Moringão, o Centro Cívico e o Lago Igapó. O passeio tem duração média de quatro horas.
“Temos também uma série de outras iniciativas que demandam transporte, tanto para os estudantes, quanto para os professores”, explicou a assessora. Eva Okawati citou como exemplos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar, os projetos “Um Canto em Cada Canto” e “Musicando na Escola”, além de participações de escolas municipais em eventos esportivos, como o Torneio Escolar de Esportes de Londrina (Tornescolon), e culturais, tal qual o Festival de Dança.
Também, estão previstas na programação viagens à reserva indígena do Apucaraninha, onde alunos e professores poderão conhecer a cultura dos Kaingangs. “O transporte é muito importante para a execução dessa e de outras ações que acrescentam na qualidade do ensino”, avaliou Eva Okawati. “Temos dado atenção especial aos estudantes da escola de tempo integral, para promover aulas itinerantes, já que eles passam mais tempo na escola”, pontuou.




