Quinta horta comunitária é inaugurada na região leste

Localizada no Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende, horta de 350 m² oferece quase uma dezena de variedades de hortaliças
Mais uma horta comunitária é entregue à população londrinense. A quinta unidade do projeto está situada nas dependências do Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende, na Vila Operária, região leste de Londrina, próximo ao Hospital Universitário (HU). A horta é resultado da parceria da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com a direção do colégio e a Associação dos Moradores da Vila Operária e Bairros próximos ao HU.
“Fomos contemplados com esse projeto, após termos enviado um projeto à Secretaria de Agricultura, que nos deu todo o suporte na elaboração e no cultivo da horta”, relatou o diretor do colégio, José Carlos de Paula. “As verduras e legumes vão reforçar a merenda das crianças e o excedente vai poder ser disponibilizado à comunidade por preços acessíveis”, contou.
De Paula salientou que os próprios estudantes, professores, funcionários do colégio e membros da comunidade local ficarão responsáveis pelo cultivo. “A horta também será usada para o aprendizado em aulas de ciência, para o conhecimento sobre a vida dos vegetais, germinação, o próprio cultivo de alimentos, entre outros aspectos”, esclareceu o diretor
O presidente da Associação dos Moradores da Vila Operária e Adjacências, Carlos Siqueira, que intermediou o processo entre a escola e a secretaria, disse que o objetivo do projeto é criar “o espírito de levar alimentos saudáveis à mesa, criando hábitos saudáveis nas crianças, jovens e familiares”, disse.
A horta possui 350 m² de área, onde já estão sendo plantadas hortaliças como alface, beterraba, cebolinha, cenoura, couve manteiga, rabanete, repolho e salsinha, além de plantas medicinais. O coordenador do projeto de hortas comunitárias da Secretaria de Agricultura, Carlos Eikiti, lembrou que a ação também estimula o uso de espaços inutilizados em escolas e outros locais. “A horta também embeleza o ambiente”, ressaltou. Eikiti pontuou que o objetivo é expandir o projeto a vários pontos do município.
Para a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, as hortas comunitárias são importantes, pois “os cuidados com o cultivo ajudam a dar valor aos alimentos. Horta é alimento e alimento é vida”, celebrou. A secretária salientou que os legumes e verduras produzidos não possuem agrotóxicos.
O prefeito Barbosa Neto considerou a entrega do espaço como “uma vitória para o colégio e para os alunos, que são os maiores beneficiados”. O prefeito observou que a importância da horta “transcende a questão alimentar”. “A horta comunitária envolve valores importantíssimos para o convívio em sociedade, como a solidariedade, cooperação, carinho, amor e dedicação ao cultivo”, disse Barbosa Neto. O prefeito foi presenteado com uma caixa repleta de folhas colhidas, havia poucos instantes, e apoiou o trabalho de estímulo à formação de hortas comunitárias e caseiras.
Participaram do evento, os vereadores Joaquim Donizete do Carmo, o Gaúcho Tamarrado e Rony Alves, além de secretários municipais. Também, compareceram estudantes e professores do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, da Escola Municipal Sueli Ideriha, da Associação de Pais e Amigos dos Excpecionais de Londrina (Apae) e do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles).
(Londrina, 18 de agosto de 2010)




