Projeto Rolé abre chamada para grupos e artistas circenses se apresentarem em 2026
Iniciativa seleciona propostas de palhaçaria e arte circense para apresentações gratuitas em espaços públicos de Londrina; as inscrições vão até o dia 14 de janeiro
A chamada para a seleção de espetáculos para a edição de 2026 do Rolé – Festival de Palhaçaria e Circo de Londrina está oficialmente aberta. A seleção é voltada a grupos locais, nacionais e internacionais e pode ser acessada até o dia 14 de janeiro, por meio de formulário on-line. O evento está previsto para ocorrer de 16 a 24 de maio de 2026.
O projeto Rolé é um encontro de palhaçaria e arte circense organizado pela Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (ASPA), que promove a integração entre grupos artísticos locais, regionais, nacionais e internacionais. Realizando apresentações gratuitas em espaços públicos da região oeste de Londrina, na Concha Acústica e em quatro distritos rurais (São Luiz, Maravilha, Guaravera e Warta), o projeto teve a sua primeira edição em 2018 e continua fortalecendo a circulação da arte de rua até hoje.

Podem participar da seleção grupos que apresentem um espetáculo ligado à palhaçaria, com linguagem circense ou com relação a arte de rua, preferencialmente de classificação livre e que seja adequado para espaços públicos. O grupo também deve ter capacidade de adaptação a diferentes espaços e ter realizado apresentações anteriores. O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Para Alexandre Simioni, responsável pela coordenação geral do projeto, o intercâmbio entre grupos de diferentes localidades permite a construção de um grande legado artístico para a cidade. “Os grupos podem conhecer os trabalhos desenvolvidos em nossa cidade e compartilhar sua produção, além de terem a possibilidade de uma interação mais intensa com o público, o que possibilita que o Rolé deixe um legado artístico importante e seja mais do que apenas uma exposição de trabalhos”, contou.

Além disso, Simioni também ressalta a importância de realizar as apresentações ao ar livre, e como isso também contribui para a formação dos circuitos culturais em Londrina. “As apresentações na área externa movimentam o bairro e inspiram moradores próximos a conhecer o espaço e participar das ações. Dessa maneira, nosso encontro vai até essa população com espetáculos de qualidade, incentivando a arte para esse público tão importante para nossa cidade”, disse o coordenador.
A seleção dos espetáculos será realizada por uma comissão composta por integrantes do Projeto Rolé, um curador especialista e um representante da área cultural de Londrina. Entre os critérios de avaliação, estão a diversidade cultural, a qualidade artística e a maturidade das criações. Também serão analisados a adequação à linguagem da palhaçaria e da arte de rua, o grau de originalidade, a experiência dos grupos em arte pública, a viabilidade técnica para apresentações em espaços abertos e a capacidade de estabelecer diálogo com públicos diversos.
As inscrições continuarão até o dia 14 de janeiro, e deverão ser feitas por meio do formulário online através do site aspa.art.br/role-2026. O resultado será divulgado em fevereiro de 2026. Mais informações podem ser encontradas no Instagram oficial do projeto, @boradarumrolecomagente, ou entrando em contato pelo email role@aspa.art.br.




