Telefone 153 começa a funcionar para a segurança de Londrina
Atendimentos serão feitos em três linhas telefônicas na própria sede da Guarda Municipal, região leste; serviço atenderá comunidade local 24 horas por dia
Londrina ganha mais um instrumento da rede de proteção ao cidadão para garantir a sua segurança. Começa a funcionar hoje, o telefone 153. Gratuitamente, qualquer pessoa, que sentir necessidade, em situações de emergência, pode ligar de um telefone fixo, orelhão ou celular da Sercomtel.
Uma estrutura na Guarda Municipal de Londrina foi montada para atendimento rápido e eficaz. Um guarda municipal ficará incumbido de atender a ligação e dará a destinação correta e/ou auxiliará o usuário nos encaminhamentos necessários: se for caso, para a própria Guarda Municipal, poderá ser iniciada, no ato, uma ocorrência própria. Se não, as informações de como proceder serão repassadas ao cidadão.
Trata-se de um serviço desburocratizado que o poder público coloca à disposição do cidadão e, também, democrático, pois qualquer pessoa, de qualquer telefone, pode solicitar o auxílio da Administração Pública, sem custo (não precisa de cartão telefônico, crédito em celular). No início dos trabalhos, o telefone 153 da Guarda Municipal de Londrina contará com 3 linhas telefônicas e com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Durante a coletiva semanal desta quinta-feira, o prefeito Barbosa Neto anunciou a publicação de um edital de 500 câmeras para melhorar a segurança na cidade. “Temos como objetivo equipar um sistema de monitoramento na própria sede da Guarda Municipal, onde iremos centralizar toda a estrutura das câmeras digitais”, disse o prefeito.
O tenente Marco Aurélio Mota, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Defesa Social, fez um balanço sobre a atuação da Guarda Municipal até agora em Londrina. “Já tivemos mais de 40 prisões em flagrante, números que comprovam o auxílio nos serviços executados por outros órgãos de segurança, como a Polícia Militar”, disse.
Com essa ação, a Prefeitura de Londrina integra a rede de proteção ao cidadão formada pelos números de emergência 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros), 192 (SAMU), 181 (disque-denúncia) e 197 (Polícia Civil), serviços que garantem a qualidade e agilidade das forças de segurança que estão colocadas à disposição da população.




