Natal do Amor 2010 é lançado na prefeitura

Tradicional árvore terá 50 metros de altura neste ano; coleta das garrafas PET será aperfeiçoada com 19 oficinas realizadas em vários bairros da cidade

A união entre mais de 100 parceiros, entre entidades, órgãos públicos e empresas privadas, dentre outros, foi o tema principal tratado no lançamento do Natal do Amor, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (20) no saguão da prefeitura.

A tradicional árvore de natal da praça Tomi Nagakawa, eleita a terceira mais bonita do Brasil em 2009, terá neste ano 50 metros de altura, ação concretizada graças ao esforço de mais de 40 mil voluntários na coleta de garrafas PET para a construção da árvore. “Não fazemos nada sozinhos. Tudo é planejado e concluído com um apoio muito grande das pessoas que participam do Natal do Amor”, disse a presidente do Comitê do Natal do Amor 2010, Kimiko Yoshi.

Além da árvore, a população que for à região central contará com uma outra surpresa. Um corredor iluminado será desenvolvido, ligando o Terminal Urbano à Tomi Nagakawa, incluindo ainda os museus de Arte e Histórico de Londrina, a praça Rocha Pombo e a Supercreche. A decoração será toda elaborada baseada em conceitos de preservação ambiental.

O prefeito Barbosa Neto destacou outras ações relevantes executadas no município. “Neste final de semana será realizada mais uma etapa da Fórmula Truck, o que provoca uma inserção de mais R$ 6 milhões na economia local, gerando 800 empregos diretos em apenas três dias de prova. A grande quantidade de pessoas também apresenta um dado positivo na rede hoteleira, cuja ocupação gira em torno de 80%”, comentou.

Quem concordou com essa afirmação foi o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Nivaldo Benhenho. “A prefeitura tem se aproximado como nunca das empresas e entidades de Londrina, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de grandes eventos realizados na cidade, como o Natal do Amor”, disse.

Oficinas

Tradicional árvore terá 50 metros de altura neste anoPara aumentar a arrecadação dos materiais necessários para a árvore, a organização do evento descentralizou o serviço de coleta, viabilizando 19 oficinas em toda a cidade, como os jardins do Sol, Bandeirantes, Igapó, Cafezal, Aeroporto, Castelo e Vila Yara, além dos distritos, como Guaravera e Heimtal, parceria efetuada com o Sistema SESI/FIEP do Paraná.

De acordo com a articuladora da Rede de Desenvolvimento Local de Londrina, Gislane Syllos, pessoas de todas as faixas etárias podem participar das oficinas, que acontecem somente no horário da tarde. “Aqueles que desejarem desenvolver esse projeto no seu próprio bairro devem ligar para o telefone 3379-5224 e pedir mais informações sobre o serviço”, disse.

Ela explicou como a comunidade pode doar as garrafas PET nos 21 postos de coleta. “Para que o material não seja descartado, é necessário que as pessoas levem a garrafa sem rótulo, lavada, seca e sem tampa. Com isso, a árvore de natal ficará muito mais bela”, concluiu a articuladora.

Estiveram ainda presentes na cerimônia, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara; presidente da Sociedade Rural do Paraná, Gustavo Lopes; voluntários do Comitê do Natal do Amor 2010 e alguns secretários municipais.