Codel abre inscrições para projetos científico-tecnológicos
Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia vai possibilitar a realização de dez eventos para o setor em Londrina
A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), está lançando o primeiro edital para seleção de projetos para apoio a eventos de ciência e tecnologia. Os interessados devem protocolar os projetos até o dia 1º de outubro na própria Codel, na avenida Duque de Caxias, 635, das 8h às 18h. Os envelopes serão abertos no dia 4 de outubro e a divulgação dos aprovados será publicada dia 5.
Dez empresas, entre instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, serão beneficiadas com R$ 5 mil cada para a promoção de eventos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico em Londrina. O recurso é oriundo do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia de Londrina (Facitel), instituído juntamente com o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT) em 2002, através da Lei Municipal 8.816.
A comissão de avaliação será constituída por membros e parceiros do Conselho, para analisar os requisitos de eleição dos projetos. De acordo com a presidente do CMCT, Rosi Sabino, a expectativa é de que o Facitel seja também aplicado em outros diversos programas, como bolsas de estudo e apoio a empresas em incubadoras tecnológicas. Entre os apoios em que o Fundo atuou está a vinda da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) para Londrina.
Conforme o diretor da Codel, Marcus Von Borstel, a administração atual entende que este fundo seja ativo e por isso destinou estes R$ 50 mil em forma de concurso. “O dinheiro incentivará a realização de dez eventos científico-tecnológicos no município”, completou Von Borstel.
Critérios
As exigências são quanto à natureza, que precisa ser de atualização do conhecimento técnico-científico e eventos de extensão acadêmica; quanto à abrangência geográfica, temas locais e regionais, realizados na cidade de Londrina; quanto ao proponente, que deve ser instituição de ensino ou instituto de pesquisa, associação ou sociedade técnico-científica, legalmente constituída, sem fins lucrativos, de natureza pública ou privada; e quanto ao objeto do evento, sendo que serão apoiados eventos com ênfase na difusão e popularização do conhecimento científico e tecnológico e na aplicação do conhecimento ao setor produtivo, com vistas ao crescimento econômico.