Museu de arte expõe pinturas de alunos do Ilece
Exposição remonta à Semana dos Portadores de Deficiência Física e Mental e mostra a capacidade artística e sensorial dos portadores de necessidades especiais
Em comemoração à Semana dos Portadores de Deficiência Física e Mental, o Museu de Arte de Londrina apresenta, a partir de quarta-feira (25), uma exposição de trabalhos artísticos de alunos de 16 a 55 anos, do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece). Aproximadamente 200 obras de pintura serão disponibilizadas para apreciação pública nos arcos do museu, que fica na rua Sergipe, nº 640.
Conforme esclareceu a diretora do Museu de Arte, Sandra Jóia, o objetivo é divulgar a capacidade artística dos portadores de necessidades especiais. “Para nós, incentivadores das práticas artístico-culturais, é uma honra expor esses trabalhos. Algumas obras são fantásticas e mostram que dentro de pessoas excepcionais há uma abertura muito grande à sensibilidade”, afirmou.
Sandra lembrou que a iniciativa elucida o trabalho de democratização da arte promovido pelo museu. “Queremos divulgar essa dinâmica de integração do Museu de Arte com todas as instituições de ensino do município, inclusive as que trabalham com pessoas que possuam algum tipo de deficiência física ou mental”, salientou a diretora.
Os trabalhos foram coordenados pelas professoras de Artes do instituto, Margarete Ricci e Luiza Sella. As obras foram confeccionadas entre fevereiro e julho deste ano e estão registradas em tela, por meio do uso de tinta acrílica, ou em papel, com tinta guache. “Nós contávamos estórias a eles, apresentávamos imagens ou obras de diversos movimentos artísticos e históricos, como forma de estímulo. Depois, deixávamos todos livres para produzir aquilo que sentiam”, comentou Margarete Ricci.
A professora considerou que a exposição é “um reconhecimento ao trabalho artístico e cultural realizado com os alunos do Ilece” e reafirmou a capacidade sensorial presente nos portadores de deficiência física e mental. “O mérito pelo ótimo resultado desses trabalhos é todo dos alunos. Nós apenas dávamos o estímulo, a parte de criação foi toda de responsabilidade deles”, avaliou.
A exposição estará aberta à população na quarta-feira, das 9h às 18h, quinta e sexta-feira, entre 9h e 20h, e terá seu último dia no sábado (28), das 8h às 13h. A diretora do Museu de Artes de Londrina, Sandra Jóia, explicou que, no segundo e terceiro dia, o horário de encerramento de visitação será prorrogado das 18h para as 20h, para atender especialmente aos pais e parentes dos artistas. “Queremos receber a visitação de todos os familiares, mesmo aqueles que trabalhem durante o horário comercial”, pontuou.
Oficina
Além da exposição, 50 alunos do Ilece foram selecionados para participar de uma oficina artística, na própria sede do Museu de Arte de Londrina. A oficina, ministrada pela arte-educadora Nanci Fenner, ocorre na quarta (25) e quinta-feira (26), atendendo a uma turma de 25 pessoas em cada dia, como forma de complemento à celebração da Semana dos Portadores de Deficiência Física e Mental.