Centro Cultural Lupércio Luppi realiza curso de HQs
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do centro cultural; serão passadas noções básicas sobre a construção de Histórias em Quadrinhos
Estão abertas inscrições para o Curso Básico de História em Quadrinhos (HQs), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Cultural Lupércio Luppi, localizado na região norte de Londrina. São 40 vagas, divididas em duas turmas de 20 alunos. O curso acontece na própria sede do centro (avenida Saul Elkind, nº 790, conjunto Maria Cecília) e será ministrado pela estudante Rosane Delattre, que está no quarto e último ano do curso de Design Gráfico, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A estudante explicou que o objetivo do curso é dar os passos iniciais sobre a teoria dos HQs. Serão estudadas noções de história literária, construção da História em Quadrinhos, criação de personagens e montagem de revistas. Para isso, serão usados trabalhos de teóricos da área, como os quadrinistas estadunidenses Scott McCloud e Will Eisner.
Rosane informou que também haverá aulas práticas sobre expressão corporal e facial em desenhos. “O curso não vai ensinar necessariamente a desenhar. Vamos passar as noções básicas, respeitando o estilo que for da escolha de cada participante”, disse a estudante. Para a realização do curso, serão aproveitadas as revistas em quadrinhos disponíveis centro cultural, que atualmente abriga todo o acervo da antiga gibiteca de Londrina.
As duas turmas terão aulas em datas intercaladas. A primeira começa as atividades na próxima quinta-feira (26), com aulas previstas para todas as terças e quintas. A segunda inicia na segunda-feira (30) e terá encontros às segundas e quartas. Ao todo, serão ministradas 13 aulas a cada turma, com três horas de duração cada, das 14h30 às 17h30. O curso se estende até o dia 14 de outubro.
De acordo com a coordenadora do Centro Cultural Lupércio Luppi, Arleide Gomes de Faria, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na sede do centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, ou pelo telefone 3329-0316. A coordenadora frisou que o curso é aberto a pessoas de todas as regiões da cidade.