Vacinação antirrábica entra em segunda etapa hoje
Primeiro dia de ações da Diretoria de Saúde Ambiental superou a previsão do número de animais vacinados; campanha deve ser encerrada hoje
A Diretoria de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 17ª Regional de Saúde e professores e alunos do curso de medicina veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL), finalizou, na última terça-feira (24), a primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica em gatos e cachorros nos distritos de Guaravera, Paiquerê e Irerê.
A ação foi motivada pelo registro de dois casos de raiva bovina nos distritos da cidade, um na Fazenda Nova Caymã, em Guaravera, e outro na Fazenda Saltinho, de Irerê. A base de apoio para a vacinação foi na antiga subprefeitura do Distrito de Paiquerê, ao lado da Catedral, por ser o ponto estratégico dos dois focos encontrados.
No total, foram vacinados 854 animais, dos quais, 682 cães e 172 gatos. A equipe esteve presente em 285 propriedades e três Vilas Rurais. Hoje, acontece a segunda etapa da campanha, que pretende vacinar igual número de animais.
O diretor de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde, João Martins de Souza, afirmou que a vacinação de animas de grande porte ficará sob responsabilidade da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). Entre cães e gatos, a expectativa da diretoria é atingir 1.600 animais, em cerca de 450 propriedades espalhadas por um raio de 12 km, contados a partir dos dois pontos onde a doença foi detectada.
“A nossa previsão para terça-feira foi plenamente satisfeita. Devemos o bom resultado ao apoio do prefeito, dos funcionários da Secretaria de Saúde e da 17ª Regional, além dos alunos e professores da UEL. Não podemos dizer se a meta final vai ser atingida, ou ultrapassada, mas estamos bastante satisfeitos”, afirmou João Martins.
A mesma equipe de terça-feira, que conta com cerca de 100 pessoas, está realizando, ao longo do dia, a segunda etapa da campanha. O diretor informou que os funcionários visitam o distrito de Paiquerê, e, de acordo com a disponibilidade de tempo, também, vacinam animais em Irerê.




