Destaques

Nova Academia ao Ar Livre é inaugurada no Lago II

10ª Academia ao Ar Livre é inaugurada no aterro do Igapó II

Localizada no jardim Maringá, espaço conta com aparelhos de ginástica; é a 10ª academia entregue por Barbosa Neto

Londrina atingiu hoje (26) a casa de dois dígitos no número de Academias ao Ar Livre. O prefeito Barbosa Neto inaugurou, na rua Joaquim de Matos Barreto, na orla do Lago Igapó II, jardim Maringá, a 10ª unidade do projeto. A nova academia foi construída em parceria da Prefeitura de Londrina com a construtora Artenge.

O novo espaço conta com 10 aparelhos de ginástica, que trabalham diversos grupos musculares do corpo humano. “Fazemos ginástica também em outros locais, junto com nosso grupo de idosos, mas as Academias ao Ar Livre são completas. Podemos fazer aqui exercícios que não há em outros locais”, relatou Cleuza Francisca da Silva, com 65 anos de idade e muita disposição para manter hábitos saudáveis de vida.

Sua irmã de 70 anos, Lúcia Francisca da Silva, comemorou a expansão das academias por toda a cidade e mostrou ansiedade em ver uma unidade do projeto em seu bairro. “Moro no jardim Marabá, já visitei quase todas as academias existentes, mas mal vejo a hora de ter uma na região perto de minha casa”, disse.

Os usuários poderão receber orientações sobre a utilização correta de cada equipamento com a monitora Elaine Schiavone, da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que estará presente às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 18h30, a partir da próxima quarta-feira (1º). Além disso, um manual de uso está disponível no portal da prefeitura, pelo link http://joomla.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_idoso/publicacoes/manual_al.pdf.

Usuários podem fazer download de manual na página da Secretaria do IdosoA secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro, que coordena a instalação das Academias ao Ar Livre, explicou que a realização do projeto evidencia a preocupação da atual gestão com a questão do envelhecimento com qualidade de vida. “É muito bom envelhecer com saúde, e é isso que as academias proporcionam”, avaliou.

Liz Clara Ribeiro, também, agradeceu a colaboração da empresa Artenge, que já patrocinou a instalação duas academias. A proprietária da construtora, Kozue Imai, retribuiu os votos. “Eu é que tenho e muito a agradecer pela oportunidade de participar da vida da comunidade londrinense e ajudar a dar qualidade de vida e saúde à população”, afirmou.

A empresária comentou que mantém parceria com a prefeitura por ter “aprendido a admirar o prefeito Barbosa Neto”. “Tudo o que ele se propôs a fazer em sua campanha, até aqui, vem cumprindo”, observou.

Outro a elogiar a iniciativa do prefeito foi o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Maringá (Assommar), Eduardo Suzuki, que declarou perceber, no atual prefeito, grande empenho em tentar resolver as inúmeras demandas do município. “Essa é uma das regiões mais belas da cidade e vemos que o senhor prefeito está demonstrando preocupação em manter essa beleza e essa qualidade de vida”, completou.

Barbosa Neto pontuou que as Academias ao Ar Livre são muito mais que equipamentos de aço com base de concreto no chão. Para o prefeito, além de proporcionar uma rotina de vida saudável e um espaço de lazer agradável, especialmente aos idosos, o projeto também auxilia na elevação na saúde mental dos indivíduos, com elevação da autoestima e formação de novos círculos sociais e grupos de amizade.

“Tenho relatos de pessoas que, com ajuda das Academias ao Ar Livre, conseguiram acelerar o processo de tratamento de algumas doenças”, relatou o prefeito. Barbosa lembrou que a região do Lago II deve receber ainda uma nova ponte, semáforos, para o cruzamento da Joaquim de Matos Barreto com a rua Faria Lima, uma pista de bicicross, iluminação em volta de toda a orla do lago e um mirante.

Por fim, o prefeito elogiou as comunidades de todos os locais onde já há academias em funcionamento. “A população ajuda muito a cuidar, a evitar que vândalos destruam os espaços, e esse cuidado é ainda mais acentuado nas comunidades mais carentes”, destacou.

A próxima unidade do projeto será inaugurada em 5 de setembro, no jardim Monte Cristo, região leste de Londrina. Das 10 academias em funcionamento, oito estão localizadas no perímetro urbano e duas em distritos. Além da Secretaria do Idoso e da FEL, as Secretarias Municipais de Obras e Pavimentação e do Ambiente (Sema),  também, contribuem com ações em favor das academias. Para instalação desta décima Academia, a empresa Intertintas colaborou com a pintura gratuita dos equipamentos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos