Dia da Visibilidade Lésbica terá palestras em Londrina
Evento promovido pela Secretaria da Mulher vai trazer oficina, mesa redonda e debate para consolidação de políticas públicas para LGBTs na cidade
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado em 29 de agosto. Aproveitando a data, a Secretaria Municipal da Mulher promove, nesta sexta-feira (27), o evento “Mulheres de todo jeito”, que vai debater as políticas públicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e trangêneros (LGBT). A programação acontece na Divisão de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na avenida Juscelino Kubitschek, 1973, próximo ao Canadá Country Club.
A secretária da Mulher, Sueli Galhardi, avaliou positivamente a realização de um evento que vai concretizar o trabalho da Secretaria voltado à questão de orientação sexual. “Existe uma lacuna em nossa cidade, no que tange a ações que dão visibilidade à cidadania LGBT. A Secretaria da Mulher vem assumindo um compromisso com essa parcela da nossa população e o evento de amanhã será uma grande oportunidade de ampliarmos as discussões, para que outras ações sejam implementadas”, comentou.
A Secretária da Mulher ressaltou, ainda, que as lésbicas têm buscado ampliar e legitimar sua participação no movimento LGBT, no qual, os homossexuais masculinos têm conquistado mais destaque e apoio nos movimentos de mulheres.
Na última década, as manifestações ligadas ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica cresceram significativamente e têm obtido importantes resultados, como o reconhecimento pela Lei Maria da Penha dos direitos de casais homoafetivos formados por mulheres, o que garante proteção do Estado, em casos de violência doméstica.
Programação
9h às 12h – Oficina: “A Construção Social das Lesbianidades: História e Contemporaneidade” – Ministrante: Tânia Pinafi (mestranda em Psicologia – UNESP)
14h às 16h – Mesa redonda: “Mulher de Todo Jeito: A Visibilidade Lésbica” – Participantes: Sueli Galhardi (Secretária Mun. da Mulher), Tânia Pinafi, Marli Lima (Mestres em Psicologia – UNESP) e Marcio Neman (Doutorando em Psicologia – UEL)
16h às 17h – Roda de conversa: “Construindo Políticas Públicas LGBT em Londrina” – Coordenação: Marcio Neman – Participantes: integrantes da Mesa Redonda e presentes




