Destaques

Copersol inicia suas atividades na cidade

Copersol  inicia suas atividades na cidade

20 trabalhadores desenvolvem produtos nas áreas de confecção, alimentação e artesanato; garantia de direitos previdenciários é uma das vantagens

A formalização das atividades de 28 empreendimentos econômicos nas áreas de geração de trabalho e renda foi levada a público na manhã desta quarta-feira, durante a cerimônia de lançamento da Cooperativa de Produção e Comercialização da Economia Solidária (Copersol), que contou com a presença do prefeito Barbosa Neto e da secretária de Assistência Social, Jaqueline Micali.

Com a criação da cooperativa, 20 trabalhadores, divididos em oito núcleos de produção, passam a executar coletivamente ações de alimentação, confecção e artesanato, propostas básicas do Programa de Economia Solidária. Uma das vantagens obtidas é a garantia dos direitos previdenciários, como férias e aposentadoria.

Barbosa Neto citou algumas conquistas iniciais da cooperativa. “Já é possível ver os frutos dessa união no holerite dos trabalhadores, que hoje ganham até R$ 1.500, valor mediado com a quantidade da produção. Além disso, temos que destacar o prédio do Centro Público de Economia Solidária, local onde a prefeitura pode elaborar ações básicas do programa”, afirmou o prefeito.  

“Karl Marx disse que aos homens é preciso dar condições para que façam história. Esse é o objetivo que fica mais fácil de ser alcançado com a criação da Copersol, onde os trabalhadores podem concorrer nas licitações da prefeitura, valorizando ainda mais todos os produtos desenvolvidos. É a construção de uma economia diferenciada”, ressaltou Jaqueline Micali.

 Barbosa Neto citou algumas conquistas iniciais da cooperativaA gerente de Inclusão Produtiva do Programa de Economia Solidária em Londrina, Nelma Liberato, comentou que o objetivo foi alcançado graças ao apoio de várias entidades do município. “Tivemos o auxílio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), além da Secretaria de Assistência Social”, disse.

De acordo com a diretora-presidente da Copersol, Denise Scherer, o processo para a formação da cooperativa foi dividido em três etapas. “Tivemos várias reuniões de sensibilização e apresentação do projeto com todos os empreendimentos, possibilitadas através do Centro de Referência em Atendimento Social (CRAS). Logo após, capacitamos e concretizamos o ingresso dos trabalhadores no Programa de Economia Solidária”, contou a presidente.

A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Assistência Social, Sandra Nishimura, argumentou que a disseminação das propostas do Programa de Economia Solidária, com a Copersol, representa um grande avanço. “È uma conquista de um trabalho que tem como principais frentes a auto-gestão e a solidariedade, beneficiado graças as parcerias firmadas com diversas entidades”, observou.

A Copersol funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, no Centro Pública de Economia Solidária (avenida Rio de Janeiro, 1278 – esquina com a avenida JK). Os produtos desenvolvidos, como bolachas, camisetas promocionais, brinquedos educativos, pijamas, dentre outros, estarão à venda para toda a população londrinense.

Também estiveram presentes no evento a presidente e gerente do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Mildred Bueno e Ana Lúcia Conde, respectivamente; os vereadores Gerson Araújo (PSDB), Lenir de Assis (PT) e Gaúcho Tamarrado (PDT), além de vários secretários municipais.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos