Copersol inicia suas atividades na cidade
20 trabalhadores desenvolvem produtos nas áreas de confecção, alimentação e artesanato; garantia de direitos previdenciários é uma das vantagens
A formalização das atividades de 28 empreendimentos econômicos nas áreas de geração de trabalho e renda foi levada a público na manhã desta quarta-feira, durante a cerimônia de lançamento da Cooperativa de Produção e Comercialização da Economia Solidária (Copersol), que contou com a presença do prefeito Barbosa Neto e da secretária de Assistência Social, Jaqueline Micali.
Com a criação da cooperativa, 20 trabalhadores, divididos em oito núcleos de produção, passam a executar coletivamente ações de alimentação, confecção e artesanato, propostas básicas do Programa de Economia Solidária. Uma das vantagens obtidas é a garantia dos direitos previdenciários, como férias e aposentadoria.
Barbosa Neto citou algumas conquistas iniciais da cooperativa. “Já é possível ver os frutos dessa união no holerite dos trabalhadores, que hoje ganham até R$ 1.500, valor mediado com a quantidade da produção. Além disso, temos que destacar o prédio do Centro Público de Economia Solidária, local onde a prefeitura pode elaborar ações básicas do programa”, afirmou o prefeito.
“Karl Marx disse que aos homens é preciso dar condições para que façam história. Esse é o objetivo que fica mais fácil de ser alcançado com a criação da Copersol, onde os trabalhadores podem concorrer nas licitações da prefeitura, valorizando ainda mais todos os produtos desenvolvidos. É a construção de uma economia diferenciada”, ressaltou Jaqueline Micali.
A gerente de Inclusão Produtiva do Programa de Economia Solidária em Londrina, Nelma Liberato, comentou que o objetivo foi alcançado graças ao apoio de várias entidades do município. “Tivemos o auxílio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), além da Secretaria de Assistência Social”, disse.
De acordo com a diretora-presidente da Copersol, Denise Scherer, o processo para a formação da cooperativa foi dividido em três etapas. “Tivemos várias reuniões de sensibilização e apresentação do projeto com todos os empreendimentos, possibilitadas através do Centro de Referência em Atendimento Social (CRAS). Logo após, capacitamos e concretizamos o ingresso dos trabalhadores no Programa de Economia Solidária”, contou a presidente.
A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Assistência Social, Sandra Nishimura, argumentou que a disseminação das propostas do Programa de Economia Solidária, com a Copersol, representa um grande avanço. “È uma conquista de um trabalho que tem como principais frentes a auto-gestão e a solidariedade, beneficiado graças as parcerias firmadas com diversas entidades”, observou.
A Copersol funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, no Centro Pública de Economia Solidária (avenida Rio de Janeiro, 1278 – esquina com a avenida JK). Os produtos desenvolvidos, como bolachas, camisetas promocionais, brinquedos educativos, pijamas, dentre outros, estarão à venda para toda a população londrinense.
Também estiveram presentes no evento a presidente e gerente do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Mildred Bueno e Ana Lúcia Conde, respectivamente; os vereadores Gerson Araújo (PSDB), Lenir de Assis (PT) e Gaúcho Tamarrado (PDT), além de vários secretários municipais.
Fotos: Luiz Jacobs




