Compaz promove reunião sobre o controle de armas e munições no Brasil
O debate, que acontecerá de forma virtual, contará com a presença do gerente de advocacy, do Instituto Sou da Paz, Felippe Angeli

O Conselho Municipal de Cultura da Paz (COMPAZ), em parceria com a ONG Londrina Pazeando, irá promover, nesta quarta-feira (30), das 9h às 10h30, mais um encontro semanal através da plataforma de videoconferências, Google Meet. Na ocasião será abordado o tema “O controle de venda de armas e munições, no Brasil, e a Construção da Cultura de Paz, uma necessidade para todos nós”. Interessados em participar podem acessar a reunião através deste link. Vale ressaltar que o limite máximo de pessoas na transmissão é de 250 usuários simultâneos.
A proposta do debate é expor dados e informações acerca da comercialização de armas e munições, no Brasil. Para isto o palestrante convidado será o gerente de advocacy, do Instituto Sou da Paz, Felippe Angeli.
De acordo com o secretário do COMPAZ e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, o tema é importante de ser discutido no atual cenário do país. “O Estatuto do Desarmamento regula a venda de armas e munições, no Brasil. No último período, porém, governantes têm tentado flexibilizar esta constituição. O Instituto Sou da Paz mostra, com dados, que quanto mais você flexibiliza o comércio de armas e munições, consequentemente, a violência também cresce. Não é uma discussão ideológica, é um assunto científico, embora tenha uma controvérsia no Brasil sobre o assunto”, explicou.
Próximos encontros – O COMPAZ irá abordar, em suas próximas três reuniões virtuais, uma temática mais voltada ao desarmamento. Na quarta-feira seguinte (7) acontecerá um encontro referente ao 7º Manifesto de Destruição de Armas de Brinquedo, que ocorre anualmente em Londrina. O evento é uma maneira de alertar contra a compra destes itens, principalmente no Dia das Crianças. Já no dia 14 a Assessora Especial do Instituto Iguarapé, Michele dos Ramos, vai comentar a campanha “Não Somos Alvos”, que é contrária à flexibilização do Estatuto do Desarmamento.
Reuniões do COMPAZ – Com enfoque em assuntos relevantes de caráter pacífico, os encontros ocorrem sempre às quartas-feiras com a presença de um convidado diferente. O debate é iniciado por meio de uma palestra e depois fica aberto para questionamentos dos participantes. Após as discussões os vídeos permanecem disponíveis para visualização, através do canal do Youtube Pazeando Palestras.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do COMPAZ e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, através do telefone (43) 9 9996-1283.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com