Cidadão

Saúde esclarece que WhatsApp do Castramóvel é exclusivo para mensagens

Número não recebe ligações telefônicas e foi disponibilizado para que a população efetue um cadastro, com a possibilidade de ser beneficiada pelo programa

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o número de WhatsApp do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel), disponibilizado na quinta-feira (1), é exclusivo para envio de mensagens e não recebe ligações.

O número é voltado ao cadastramento das pessoas que se enquadram nos critérios do programa e desejam que seus cães e gatos passem pelo procedimento de esterilização, além de microchipagem, utilizada para identificar o animal.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Lyonel Martinez, explicou que o WhatsApp (43) 99997-9755 recebeu mais de 5 mil mensagens em apenas um dia e 272 cadastros, que resultarão na castração de 330 cachorros e 147 gatos. A maior parte dos cadastros foi de pessoas da região norte (36,4%), seguido pela região leste (22,8%), oeste (19,9%) e sul (16,5%).

“Por isso, estamos organizando a agenda e, após aprovação, a equipe do Castramóvel entrará em contato para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento, pelo próprio WhatsApp da pessoa, afim de evitar aglomerações. Por conta da grande demanda, pode ser que o procedimento demore um pouco para ser marcado”, explicou o gerente.

Martinez contou que a iniciativa visa voltar a atender a comunidade, pois, com a pandemia, o serviço havia sido suspenso temporariamente para a população em geral e estava atendendo apenas os protetores de animais e ONGs que já estavam pré-agendados. “Antes da pandemia, o agendamento do procedimento era feito diretamente no Castramóvel. Contudo, para evitar aglomerações, mudamos o nosso processo de trabalho e agora estamos disponibilizando esse número, para que a comunidade possa voltar a ser beneficiada”, explicou.

Podem fazer o cadastro, famílias em situação de vulnerabilidade social e beneficiárias de programas sociais. Para se cadastrar, o cidadão deve ter em mãos um documento pessoal, comprovante de endereço, de renda e do benefício do governo. Também são beneficiários do programa os protetores voluntários e Organizações Não Governamentais. O serviço é gratuito e até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo.

O Castramóvel começou a funcionar no início de março e, desde então, já promoveu mais de 4 mil procedimentos de esterilização de cães e gatos, machos e fêmeas, além de microchipagem. O serviço é realizado por dois veterinários e dois auxiliares no próprio trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos.

A Prefeitura de Londrina investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição do veículo do Castramóvel, mais R$ 1 milhão, que será repassado à Clínica Veterinária Clinicão, contratada por licitação, a qual executará o serviço por 12 meses, contados a partir do início do trabalho.  

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9474.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos