Cidadão

Homenagem aos servidores municipais ganha novo capítulo

Nesta oportunidade dois funcionários da ACESF relataram as suas trajetórias individuais, dentro do serviço público

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado anualmente em 28 de outubro, a Prefeitura de Londrina, por meio do Núcleo de Comunicação (N.Com) e da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), está preparando uma série de entrevistas com profissionais que estão há décadas prestando serviço ao público, com muita dedicação.

Desta vez os homenageados são os funcionários da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), José Mariano, de 61 anos, e Marino Vanderley Lima, de 58, ambos ainda estão na ativa. Os dois contam com 36 anos de contribuição na Prefeitura. “Iniciei na ACESF participando da construção do cemitério Jardim da Saudade (Avenida Saul Elkind, 2.805). Trabalhei por um determinado tempo e no dia 16 de julho de 1984 me efetivaram. Antes de entrar na Prefeitura eu atuava muito por fora de Londrina. Tive empregos nos municípios de São Paulo e Brasília, por exemplo. Porém, quando surgiu a oportunidade, optei por vir para o serviço público. Tudo o que eu conquistei foi graças à Prefeitura. Se eu pudesse escolher fazia tudo de novo”, ressaltou Mariano.

Servidor José Mariano. Foto: acervo pessoal

O servidor contou que ainda permanecerá por bastante tempo como funcionário da ACESF. “Não aposentei ainda. Sou uma pessoa que começou a trabalhar muito cedo, não consigo ficar parado. Agora eu estou de férias, mas em casa sempre faço alguma coisa. A expectativa é que eu fique na Prefeitura até os 70 anos, servindo o povo com muito carinho. Sinto orgulho desta profissão”, declarou.

Lima, por sua vez, ingressou na ACESF como auxiliar administrativo. Segundo o funcionário ele prestava todo o tipo de serviço necessário. “Entrei na Prefeitura, através da indicação de um amigo. Não existia concurso. Quando cheguei eu fazia de tudo, não tinha para onde correr. Hoje em dia está mais separado. Naquela época era preciso ajudar nas cobranças e em todos os assuntos do cemitério. Acredito que com o advento da internet isto mudou da água pro vinho. Antes era muito manual”, destacou o funcionário que hoje atua como Técnico em Gestão Pública (TGP).

O servidor deu entrada na aposentadoria em janeiro, mas afirma que não vai parar. “Parado também não tem como ficar, vou arrumar alguma coisa para fazer. Entendo que o meu ciclo, na Prefeitura, está se encerrando. Vou me aposentar de cabeça tranquila. Sei que cumpri a minha missão”, afirmou.

Segundo os registros da SMRH, dentre os mais de 10 mil servidores públicos municipais, atualmente existem 43 funcionários com mais de 35 anos de serviços prestados pela Prefeitura de Londrina. Além deles, há outros 42 profissionais que estão há exatos 35 anos no órgão municipal, 85 que trabalham exatamente há 30 anos e quase 500 que estão há duas décadas e meio no serviço público.

Texto: Pedro Nunes, sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos