Mulher comemora implantação da Lei Maria da Penha no Brasil
Aplicação de enquetes e círculos de diálogos sobre a lei acontecem a partir da semana que vem; processo de instalação em Londrina continua em discussão
Círculos de diálogos em importantes instituições de ensino da cidade e aplicação de enquete são os principais artifícios usados pela Secretaria Municipal da Mulher, para informar a população londrinense sobre a Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha. As medidas, a serem implementadas de 19 a 26 de setembro na cidade, fazem parte das atividades de comemoração à sua implantação no Brasil.
De acordo com a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, a apresentação das propostas da Maria da Penha tem influência direta em seu funcionamento no município. “Debater o que significa e no que a mulher é beneficiada dentro da lei são significativos avanços no processo de implantação em Londrina. Estamos discutindo a parceria com várias universidades e entidades do município”, avaliou.
Sueli Galhardi disse que o debate com o público universitário merece um grande destaque. “Isso vale principalmente para os alunos de Direito, que estudam e interpretam a Lei Maria da Penha. Além disso, teremos a troca de experiências entre profissionais do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina, órgãos que trabalham diretamente com a violência praticada contra as mulheres”, concluiu a secretária.
No próximo domingo (19), em parceria com o Conselho Municipal da Paz (Compaz), a Secretaria da Mulher realiza uma enquete com a população presente no Abraço ao lago Igapó II, durante a abertura da 10ª Semana Municipal da Paz.
Na segunda e sexta-feiras, das 19h às 21h, na Faculdade Pitágoras e na Universidade Norte do Paraná (Unopar), respectivamente, acontece o debate “Interpretando a Lei Maria da Penha – Uma Maneira de Enfrentar a Violência Doméstica e Familiar”, direcionado aos alunos de Direito, parceiros da comissão da Vara Maria da Penha e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
Já na quarta-feira, das 16h às 18h, ocorre a troca de experiências entre profissionais do CAM e da OAB – Londrina sobre o Convênio Pró-Bono na sede da OAB (rua Professor João Cândido, 344). Por fim, toda a população poderá participar da enquete aplicada no sábado, das 8h às 17h, na Faculdade Norte Paranaense (Uninorte) – avenida Anália Franco, 750.