Adolescentes aprendizes da prefeitura participam de curso
Os jovens têm a oportunidade de conhecer uma instituição de ensino superior, além de receber instruções profissionais e pessoais
A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Gestão Pública, promove hoje o primeiro módulo do curso “Adolescentes aprendizes, ensino superior e mercado de trabalho: reflexões que geram oportunidade”. Com início às 13h30, os 55 jovens aprendizes da prefeitura e autarquias municipais participarão desta etapa, que aborda a importância do ensino superior.
Para que os adolescentes tenham contato direto com a graduação, foi estabelecida no ano passado uma parceria com o Centro Universitário Filadélfia (Unifil). A instituição recebeu quatro módulos do curso em 2009, assim como acontece este ano. Além disso, são disponibilizados professores para palestras e orientação dos jovens, bem como são abertas as portas de todo o campus para que os adolescentes conheçam a estrutura física do local.
As quatro etapas, a serem ministradas mensalmente até dezembro, têm como objetivo capacitar e oferecer conhecimento aos adolescentes, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Conforme a coordenadora de Treinamento, Desenvolvimento e Valorização de Pessoal, Sueli dos Santos Augusto de Jesus, esta é uma fase que dá sequência aos cursos ministrados durante todo o ano na própria Prefeitura.
De acordo com a gerente de Gestão de Políticas de Pessoal, Luciana Aparecida Zanella Gusmão, a resposta dos adolescentes ao curso do ano passado foi excelente. “Alguns falaram que nunca imaginaram algum dia poder pisar em uma universidade. Puderam entrar e conhecer ambientes completamente novos, como laboratórios e salas específicas”, comentou a gerente.
Para Luciana, além do jovem estar em uma estrutura própria para ensino, pode verificar o que é feito em cada área, para ir definindo sua profissão. Para uma orientação mais efetiva de escolha profissional, no segundo módulo do curso será abordada a importância das escolhas, e aplicado um teste vocacional.
Já o terceiro módulo terá como tema principal os aspectos biológicos do desenvolvimento do adolescente: vida afetiva e sexual. Esta etapa orientará atitudes dos jovens para um crescimento pessoal. Por fim, o quarto módulo tem como título “Escolha da profissão e postura profissional”. A gerente destacou que muitos profissionais que estão no mercado há anos não conseguem lidar com questões para as quais os jovens terão orientação.
Bolsa
Além de ministrar os quatro módulos do curso, o Centro Universitário Filadélfia (Unifil) também disponibilizou uma bolsa de estudos para o adolescente aprendiz que obtiver a melhor média no vestibular, no final do ano. Nove jovens que estão no terceiro ano ou já concluíram ensino médio concorrerão à graduação.
Em 2009 também foi ofertada uma bolsa, e um dos adolescentes aprendizes ganhou um curso completo de biomedicina na instituição. A iniciativa ainda é aplicada pela Unifil em escolas públicas e privadas de Londrina, dando oportunidade de mais pessoas chegarem ao Ensino Superior.




