Destaques

Sala do Empreendedor facilita abertura de novos negócios

Sala do Empreendedor vai agilizar serviços para empresários com faturamento de até R$ 36 mil

Espaço, que entra em operação hoje, vai facilitar abertura de micro e pequenas empresas e estimular empreendedores individuais a entrar no mercado formal

Entra em vigor hoje (16), a Sala do Empreendedor, um novo espaço voltado a empreendedores individuais, que queiram abrir ou formalizar seus negócios. O objetivo é oferecer assistência para a abertura de empreendimentos individuais, com faturamento anual de até R$ 36 mil, dando agilidade à inserção dos micro e pequenos empresários. O anúncio da inauguração da Sala foi feito hoje pelo prefeito Barbosa Neto, durante a entrevista coletiva semanal.

O espaço beneficia diretamente o empreendedor individual, que antigamente precisava se deslocar para vários órgãos e entregar uma série de documentos, desestimulando a abertura de novos negócios. “É uma opção mais ágil e eficiente para beneficiar as micro e pequenas empresas”, observou o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara.

“Qualquer pessoa, que hoje deseja sair da informalidade, pode, com ajuda da Sala do Empreendedor, procurar a prefeitura e resgatar os direitos oferecidos. Também, é importante destacar que disponibilizamos uma assessoria completa, serviço feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)”, disse Barbosa Neto.

Takahara lembrou que a Sala do Empreendedor é uma ação de parceria entre os membros do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa, criado pela gestão Barbosa Neto, com intuito de criar medidas de benefício a essa parcela do empresariado local. “Os primeiros anos são cruciais ao desenvolvimento ou não das pequenas empresas, época em que muitos negócios são fechados. Com a Sala do Empreendedor, esse quadro será melhorado, graças à união entre o poder público e a iniciativa privada”, disse.

Fazem parte do comitê gestor, representantes da Prefeitura de Londrina – Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e Secretaria Municipal de Fazenda -, Câmara de Vereadores de Londrina, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sebrae e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (Sescap).

O presidente da Acil, Nivaldo Benvenho, argumentou que a burocracia era a principal dificuldade encontrada pelos empresários na abertura de novos negócios. “A Sala do Empreendedor não é somente um resultado do trabalho entre várias entidades de Londrina e a administração municipal, mas confirma a cidade como um destino certo para implantar e desenvolver novos projetos empresariais”, frisou.

Desde a implantação da Lei Geral, 1.347 empreendedores individuais já ingressaram no mercado formal, passando a contar com benefícios previdenciários, acesso facilitado a linhas de crédito e disponibilidade de assessoria para o desenvolvimento de sua empresa.

A Sala vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no térreo da prefeitura, entre a Sala do Contador e a Secretaria Municipal do Idoso. O local vai contar com três servidores para atendimento ao público. Os interessados poderão comparecer munidos de documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço). Os assistentes farão a consulta de zoneamento, para verificar se a nova empresa pode ser aberta no local solicitado.

Em até 24 horas, o empreendedor individual já está com seu negócio formalizado. A iniciativa é um novo passo, que simplifica e desburocratiza o processo de formalização dos empreendedores individuais. O espaço atenderá as demandas com base no conteúdo do Estatuto Municipal da Micro e Pequena Empresa, também, implantado pelo governo Barbosa Neto

Negócio a negócio

Durante a entrevista coletiva, o Sebrae apresentou um balanço do projeto “Negócio a Negócio”, desenvolvido pela entidade, em parceria com a prefeitura, por meio da Codel, pelo qual, são disponibilizados, gratuitamente, alguns serviços de assessoria do órgão às micros e pequenas empresas criadas em 2009 no mercado londrinense.

O objetivo é acompanhar o gerenciamento do negócio, em três visitas, para prestar consultoria e permitir assim o desenvolvimento de novas empresas, evitando o fechamento precoce desses empreendimentos, antes que completem um ano de existência.

De acordo com os dados do Sebrae, a meta inicial de 1.500 empresas a receberem os serviços de consultoria já foi ultrapassada. O órgão realizou, até 31 de agosto deste ano, abordagens em 4.970 micro e pequenos novos empreendimentos. Desses, 1.605 concordaram em participar do projeto, tendo recebido a primeira visita, que consiste no diagnóstico da situação de seu negócio.

Até o momento, 767 empresários foram visitados pela segunda vez. Nesse momento do projeto, é apresentado ao proprietário do negócio um plano de ações, para aperfeiçoamento de suas atividades e serviços prestados. Outros 127 empreendedores já estão na terceira etapa, na qual recebem a última visita dos consultores, para avaliação dos resultados obtidos e últimas instruções.

“É uma ação inédita em Londrina. Até o momento, o ‘Negócio a Negócio’ já proporcionou 2.499 encontros com micro e pequenos empresários londrinenses”, afirmou o consultor do Sebrae, André Basso. “Muitas pessoas ainda se recusam a participar, porque não conhecem o projeto e ficam receosos de ter de passar informações sobre a empresa”, ponderou. “Por isso, estamos intensificando a divulgação da iniciativa, para termos maior adesão” completou.

André Basso ressaltou que o projeto está em fase de execução, e que, portanto, uma avaliação qualitativa do “Negócio a Negócio”, com apuração dos resultados efetivos de desenvolvimento e crescimento das empresas assessoradas, só será possível após a conclusão do projeto.

Prêmio Sebrae Empreendedor

Londrina já foi reconhecida sobre os avanços do apoio ao empreendedorismo das micro e pequenas empresas. Em abril deste ano, Barbosa Neto recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Estadual, realizado de dois em dois anos e concedido a administradores públicos regionais que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs).

A cidade concorreu com outros 21 municípios do Paraná e foi premiada na categoria desburocratização, em que a melhor política municipal de redução da burocracia para micro e pequenas empresas é contemplada. Tal desburocratização foi promovida pela criação da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas 10.778/2009, na qual, novos negócios recebem vários benefícios para sua abertura e desenvolvimento, como isenções das taxas de alvará, localização e vigilância sanitária.

Estiveram ainda presentes no evento, o vereador Ivo de Bassi (PTN); a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, e o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Codel, Marcus Von Borstel, além de vários empresários e secretários municipais.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos