Cidadão

Noel Rosa é homenageado na Semana Literária do SESC

Além da apresentação de hoje à noite, grupo Entretantas fará exibição amanhã no projeto Sexta na Concha

Os admiradores de um bom samba têm uma oportunidade hoje (16), a partir das 19h30, durante a Semana Literária do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Londrina, de prestigiar o trabalho de um dos maiores compositores brasileiros, Noel Rosa. A apresentação será feita em homenagem ao centenário de nascimento do artista. A responsabilidade fica com o espetáculo “Samba no Colégio”, apresentado pelo grupo musical Entretantas. O evento faz parte do projeto Menestréis de Noel, que conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Juliana Barbosa, que também é pesquisadora das ciências da linguagem e da cultura do samba, a proposta da homenagem não atinge somente o campo musical. “Dividimos o projeto em duas partes. No primeiro semestre deste ano fizemos uma pesquisa completa sobre a vida e obra de Noel Rosa. A partir daí, escolhemos um repertório que mostrasse o verdadeiro perfil desse importante compositor brasileiro”, comentou.

Juliana Barbosa observou que como apresentação acontece durante uma semana literária, a união entre literatura e música, literalmente, dá um ótimo samba. “Vamos contar as peculiaridades de Noel Rosa e os episódios que envolvem a produção de suas músicas, explorando assim a riqueza de suas canções”, concluiu a coordenadora. O Sesc fica na rua Fernando de Noronha, 264, na esquina com a rua Paraíba extensão da avenida Higienópolis.

Sexta na Concha

Seguindo a programação semanal da Secretaria Municipal de Cultura, a Concha Acústica de Londrina recebe, nessa sexta-feira (17) o grupo musical Entretantas. Através do projeto “Sexta na Concha”, o público poderá conferir o melhor do samba de Noel Rosa em uma hora de show, das 18h30 às 19h30. Com três anos de formação, o grupo também conta um pouco da breve história do artista, que morreu aos 27 anos.

Conforme a gestora cultural e integrante do Entretantas, Regina Reis, na apresentação há uma troca de conhecimento. “Além das pinceladas da vida do compositor, tocaremos algumas músicas desconhecidas para a maioria. É interessante que mais pessoas conheçam sobre a obra de um dos maiores letristas brasileiros”, destacou a gestora.

O grupo Entretantas é formado por seis mulheres: Bete Frigeri (violão, cavaquinho e voz), Márcia Nester (voz), Maria Irene (voz), Mauren Picelli (percussão e voz), Regina Reis (violão, percussão e voz) e Sílvia Borba (voz). Elas se apresentam também no Colégio Estadual Vicente Rijo, no dia 3 de novembro, pelo projeto “Samba no Colégio”.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos