Feiras do Produtor recebem modernização
Ação faz parte de um projeto elaborado pelo governo federal; região sul da cidade ganha nova feira livre a partir do próximo domingo
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, dá início, a partir do próximo domingo (19), às 8h, na rua Benjamin Constant, em frente ao Museu Histórico, ao processo de modernização das Feiras do Produtor de Londrina. A ação faz parte do Projeto de Comercialização Direta da Agricultura Familiar e Urbana, lançado pelo governo federal em 2009.
Ao todo, a Secretaria de Agricultura recebeu 95 barracas, 1.500 caixas para movimentação de mercadorias, 200 aventais, 200 capas de chuva, 100 lixeiras, 100 mil sacolas plásticas e 50 mil sacos de lixo, que podem ser retirados até hoje na sede da secretaria (rua da Natureza, 155 – jardim Piza), das 12h às 18h. O governo federal investiu R$ 255.300,00 na aquisição dos aparelhos. A contrapartida do município foi de R$ 27 mil.
Durante a solenidade de entrega do novo maquinário da Secretaria de Agricultura, que será utilizado para a manutenção das estradas rurais, o prefeito Barbosa Neto divulgou outra medida que beneficia diretamente todas as feiras livres da cidade. “O secretário de Governo, Jair Gravena, está elaborando uma lei inédita em Londrina, que transforma as feiras em patrimônio sócio-cultural do município”, disse.
Londrina tem atualmente duas Feiras do Produtor. Uma na região central, na rua Benjamin Constant, em frente ao Museu Histórico, que conta com 38 barracas e completou 30 anos de existência em agosto. A outra está localizada na avenida Saul Elkind, ao lado da feira livre, que já funciona há cerca de 20 anos. As feiras comercializam produtos hortifrutigranjeiros e de agroindústria, como pães caseiros, geleias, bolachas, entre outros.
Região sul
Uma nova feira começa a funcionar a partir do próximo domingo na região sul, das 6h às 12h. O local escolhido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foi a rua Benedito José Theodoro, entre a rua Ida Tamarozzi e a avenida Guilherme de Almeida, no jardim Itapoá.
O local contará com a presença de 14 barracas, sendo duas de pastel, seis de frutas, legumes e verduras, três de artesanato em tecido, uma de artesanato em vela decorativa, uma de pães, doces e salgados e um de doces caseiros e assados.




