Prefeitura encerra atividades do Mês do Servidor Público
Foram realizadas diversas ações, como homenagens e entrevistas com os servidores, cursos, atividades laborais e apresentações de música

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos de Londrina (SMRH) promoveu diversas atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado nacionalmente em 28 de outubro. Aqui, as atividades tiveram início no dia 5 e prosseguiram durante todo o mês.
O objetivo principal foi valorizar e reconhecer o trabalho dos servidores na Prefeitura de Londrina, além de ofertar capacitações aos interessados. Para isso, a pasta realizou homenagens aos funcionários que completaram 25, 30, 35 e mais de 35 anos de serviço em 2020 para a cidade de Londrina. Também firmou parcerias com diversas pastas municipais para a promoção de ações, como foi a parceria com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura, em que foram feitas entrevistas semanais com servidores de carreira, para que eles contassem suas experiências durante as décadas de trabalho no serviço público e as mudanças que surgiram com o advento dos computadores, da Constituição Federal e da internet, por exemplo.
Os profissionais da Escola de Governo propiciaram cursos; os da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) ministraram atividades laborais, para ajudar a melhorar a postura e a qualidade de vida dos funcionários durante a jornada de trabalho e os integrantes da Banda Interação apresentaram algumas músicas para alegrar o dia dos servidores. A Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) também teve papel importante neste projeto ao ser responsável pela produção de um vídeo em homenagem aos servidores. Nele, a DSO relembra os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho e apresentam alguns funcionários que se destacam nas mais diversas áreas de atuação da Prefeitura Municipal. Já a Gerência de Desenvolvimento da SMRH também contribui com 14 postagens no Portal Interação, que é a intranet dos funcionários municipais. Até o momento, elas tiveram 5.491 acessos, o que significa uma média de 392 visualizações por publicação.
Segundo a a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, as atividades que foram realizadas durante o mês tiveram dois enfoques, sendo o primeiro de cunho formativo, para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos funcionários; e o segundo, em prol da valorização do profissional, ou seja, um reconhecimento pelo trabalho realizado por eles. “O Mês do Servidor é um marco dentro do ano, para que a gente possa extrapolar os muros e valorizar os nossos funcionários. Trabalhar de forma remota foi um grande desafio. Tivemos que repensar as atividades, inovar algumas situações e, tendo em vista o contexto deste ano de pandemia, acredito que conseguimos realizar ações bem significativas. Tudo isso foi possível por causa da qualidade do servidor público de Londrina”, ressaltou Valero.
Curso – Além de todas as atividades mencionadas, a Escola de Governo, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) está com um curso disponível para o Mês do Servidor. Trata-se do “Cuide-se na Quarentena: controlando a ansiedade durante a pandemia de coronavírus”. As inscrições abriram nesta segunda-feira (26) e vão até o dia 26 de novembro. Ao todo, foram disponibilizadas 320 vagas. A carga horária da atividade é de 12 horas e aqueles que desejarem se inscrever devem utilizar a chave de inscrição CAPC-2020.
As atividades do Mês do Servidor Público são uma realização da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, em parceria com o Núcleo de Comunicação, Fundação de Esportes de Londrina, Escola de Governo e Banda Interação, para todos os servidores da Prefeitura de Londrina.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de desenvolvimento humano, Jaqueline Marcos, pelo 3372-4043.
Texto: Pedro Nunes, sob supervisão dos jornalistas do N.Com