Semana de Trânsito promove campanhas educativas na cidade
Até sábado, estudantes da rede municipal e particular auxiliam os fiscais da CMTU na conscientização dos motoristas sobre as leis de trânsito
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está realizando, ao longo da semana, atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre 18 e 25 deste mês. Em Londrina, desde segunda-feira, os agentes de trânsito estão fazendo blitz educativas nas ruas do centro, que não têm semáforo, mas são sinalizadas pela campanha “Pé na Faixa”.
O diferencial é que alunos de 1ª à 4ª série de escolas municipais e particulares estão auxiliando os trabalhos dos agentes na conscientização dos motoristas. O assessor de imprensa da CMTU, Leandro Rosa, coordenou o processo de preparação dos estudantes e explicou que eles realizam as atividades em horário de aula.
“A CMTU tem uma equipe de educação no trânsito, que ministra palestras e faz com as crianças um jogo interativo de trânsito. Depois disso, as professoras também ministram alguma atividade relativa ao assunto. Os estudantes, então, vão às ruas, orientados pelos agentes da CMTU, e conversam com os motoristas e pedestres sobre as leis de trânsito, além de ajudarem a distribuir material”, contou o assessor.
“O trabalho também é desenvolvido junto aos grupos de idosos, que recebem palestras e depois vão à Escola de Trânsito, aplicar na prática o que a equipe de educação ensinou. As crianças das escolas de Londrina, independentemente da CMTU, também, visitam a Escola de Trânsito”, acrescentou Rosa.
Pé na Faixa
De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, as atividades da Semana de Trânsito são, na verdade, uma extensão da campanha já desenvolvida pelo Pé na Faixa. O programa completou um ano de funcionamentos neste mês, com campanhas massivas de conscientização em locais sem sinalização ou semáforos, junto a motoristas, motociclistas e pedestres.
“Para o primeiro ano, estamos bastante satisfeitos com os resultados da campanha. Vemos que, especialmente nos locais sinalizados pelo Pé na Faixa, houve uma mudança, tanto dos condutores quanto dos pedestres. Sabemos que o projeto precisa ser expandido e que mais pessoas precisam mudar a forma de agir no trânsito, mas consideramos que os objetivos, para este primeiro ano, foram alcançados”, avaliou o diretor.
Programação da Semana de Trânsito
23/9 (quinta-feira)
11h às 12h – Blitz educativa “Pé na faixa”.
Local: Rua Bélgica na frente do Instituto de Educação
16h às 17h – Blitz educativa “Pé na faixa”.
Local: Rua Senador Souza Naves em frente ao Hospitalar
24/9 (sexta-feira)
11h às 12h – Blitz educativa “Pé na faixa”.
Local: Rua Professor João Cândido em frente às Lojas Americanas
16h às 17h – Blitz educativa “Pé na faixa”.
Local: Avenida Bandeirantes em frente ao Hospital Evangélico




