Destaques

Biblioteca Municipal passa por restauração e jardinagem

Biblioteca Municipal passa por restauração e jardinagem

Projeto conta com apoio voluntário de diversos setores da iniciativa privada da cidade, com vistas à comemoração dos seus 60 anos de fundação

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina está em ritmo de revitalização para comemorar seus 60 anos de existência em 2.011. O diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson José da Silva, informou que a ordem é deixar a biblioteca pronta para receber uma exposição comemorativa já em janeiro do próximo ano. “Estamos nos organizando, em parceria com algumas empresas, para colocar a casa em ordem e em condições de abrir uma exposição de grande valor para a história da biblioteca e da própria cidade”, declarou.

Silva comentou que a Biblioteca conta com apoio da Prefeitura de Londrina; do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; do Governo Federal e, também, de iniciativas da própria sociedade londrinense, que promove benfeitorias na biblioteca, em sistema de doação ou voluntariado.

É o caso da recente restauração por que passaram os vasos e as plantas da fachada e interior do local. “Desde a última reforma, em 1996, os vasos e as plantas estavam sem passar por uma manutenção deste porte. Além de restaurar os vasos, algumas plantas também foram trocadas. Agora, ao invés dos pingos-de-ouro na fachada, temos orquídeas”, comemorou o diretor. As plantas em frente ao teatro Zaqueu de Melo, também, foram trocadas.

“Esta reforma, inclusive, aconteceu no tempo certo. Para a semana da criança, a biblioteca está planejando uma programação especial, e parte dos vasos restaurados vai ser utilizada para fazer a ambientação”, acrescentou Rovilson Silva. Esta revitalização paisagística foi resultado da iniciativa de Terezinha Romagnolli, que custeou as melhorias pelas quais a biblioteca passou.

Romagnolli afirmou que sua motivação foi constatar que a deterioração da biblioteca municipal significa a perda do patrimônio da cidade. “Se todo mundo fizer uma parte, Londrina vai ficar bonita. A biblioteca estava precisando passar por uma reforma. Estávamos perdendo as referências de Londrina. E, no ano que vem, ela completa 60 anos. Então, precisamos ajudar a preservá-la”, comentou.

Além dos vasos, a floreira da fachada da biblioteca também foi completamente revitalizada. Entre as outras benfeitorias, pelas quais o espaço está passando,  podem ser citados o jardim e a pintura do pátio da biblioteca infantil, o primeiro já concluído e o segundo será efetuado na próxima semana, visando à programação especial da semana da criança.

A reforma dos banheiros, iniciada no final de julho, já está em sua fase final. Agora, os funcionários da Prefeitura estão instalando os azulejos. Para esta obra, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, investiu cerca de R$ 27 mil em recursos próprios.

Foto Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos