Prefeitura inicia distribuição de tablets para Agentes Comunitários de Saúde
Quase 300 equipamentos serão entregues em treinamento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, até quarta-feira (11)

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (9) o treinamento para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Estes profissionais atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e fazem parte das equipes de Saúde da Família. No curso, os ACSs receberão tablets individuais adquiridos pelo Município, para cadastrarem os usuários das UBSs na plataforma oficial do Ministério da Saúde e atualizarem as informações.
Devem participar do curso todos os ACSs da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 280 profissionais. Além de retirarem os equipamentos para uso individual, nos encontros eles vão conhecer o aplicativo E-SUS Território. Esse programa substitui os formulários impressos, utilizados atualmente, e alimenta automaticamente o sistema E-SUS com as informações preenchidas.
O objetivo é otimizar o cadastramento dos usuários do SUS na cidade, qualificando o trabalho dos ACSs com uso da tecnologia disponibilizada. Para participar do treinamento, todos os ACSs precisam realizar sua inscrição na Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, e escolher uma das seis turmas oferecidas.

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a iniciativa representa mais um grande avanço da Prefeitura de Londrina, que investe na tecnologia e informatização em prol de uma assistência de saúde com cada vez mais qualidade. “Estamos iniciando hoje a capacitação de todos os nossos ACSs, que vão receber tablets de última geração que farão parte do seu processo de trabalho. Com isso, vamos qualificar ainda mais o trabalho dos nossos agentes em seus territórios, trazendo mais eficiência e agilidade para a rotina desses profissionais”, frisou.

Os cursos iniciaram nesta segunda-feira (9), com turmas às 13h e 15h30, e serão realizados até a próxima quarta-feira (11), no Campus Londrina da Unicesumar (Avenida Santa Mônica, 450). Cada encontro terá, no máximo, duas horas de duração. E os participantes inscritos regularmente terão direito a certificado.
Machado destacou que, com os tablets, os ACSs vão evitar o retrabalho de digitar as fichas, anteriormente preenchidas à mão in loco. “Agora, esse cadastro e atualização de informações passam a serem feitos em tempo real de forma informatizada. Com o sinal disponível, o ACS já transmite esses dados para os bancos oficiais do Ministério da Saúde e da SMS. Esta ação da Prefeitura, sem sombra de dúvida, nos coloca em um patamar diferenciado, em relação a outros municípios do Paraná, dada a importância desse investimento para os nossos ACSs”, complementou.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) da SMS, Vânia Cristina da Silva Alcântara, para realização do treinamento todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão cumpridos. “Faremos aferição de temperatura na entrada, e será disponibilizado álcool em gel. A limitação de pessoas presentes é bem inferior à capacidade total do espaço, permitindo o distanciamento social”, explicou.
A coordenadora frisou que o uso do aplicativo em tablets pode ocorrer mesmo em locais sem sinal de internet. “O aplicativo é bem intuitivo, mas há informações importantes que vamos repassar, permitindo que eles coloquem em prática no mesmo dia. Isso deve trazer mais agilidade e qualidade no trabalho diário”, frisou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434.