Cidadão

Semana de Inovação de Londrina promove talk show nesta quarta-feira (11)

Serão abordados os desafios de implementação do BIM - Building Information Modelling, tecnologia de modelagem da informação, em projetos e obras públicas

A Semana de Inovação de Londrina realiza, nesta quarta-feira (11), às 9 horas, um talk show com o tema “Os desafios da implementação do BIM em projetos e obras públicas”. O encontro será on-line e gratuito. Para participar é necessário se inscrever por meio da plataforma Sympla, neste link. A atividade está sendo promovida pela i-CON – Governança da Inovação na Construção Civil de Londrina e região, com apoio da Prefeitura de Londrina.

O evento tem como proposta discutir os desafios e ações em âmbito local, setorial e nacional para implementar a Building Information Modelling (BIM) em projetos e obras públicas. Serão tratados desde a avaliação da qualidade de projetos aos processos de licitação de projetos da BIM.

A integrante da i-CON, representante da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e uma das convidadas do talk show, Ercília Hirota, explicou que decreto federal de 2018 (decreto n° 9.377), editado em 2020 (decreto n° 10.306), tornou obrigatório o uso da tecnologia BIM pelos órgãos públicos em um período de dois ou três anos. “Ocorre que essa tecnologia é uma mudança muito radical com relação à forma como os projetos de edificações são feitos. Além disso, as prefeituras, normalmente, não têm uma capacidade técnica ou treinamentos, já que esses são caros e envolvem o uso de softwares e uma reformulação da formação de projetistas”, disse.

Divulgação

Convidados – Para tratar do assunto, participam do talk show o representante do BIM Fórum Brasil, Sérgio Scheer; o sócio-gerente do Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos Ltda, Sérgio Leusin; da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro, Fernanda Louize Monteiro Brocardo; e do Departamento de Gestão de Projetos e Obras da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná (SEIL), Lorreine Santos Vaccari.

“Teremos a participação de dois especialistas da área acadêmica e que trabalharam no Governo Federal para que o decreto fosse publicado, e duas arquitetas que já começaram a implementação dessa tecnologia em obras públicas. Elas vão falar sobre as experiências, desde as dificuldades, barreiras, aos benefícios que essa nova tecnologia está trazendo para as obras públicas”, informou Hirota.

Semana da Inovação – Realizada entre os dias 6 e 13 de novembro, totalmente on-line e gratuita, a programação da Semana de Inovação de Londrina inclui diversos eventos como painéis, palestras, talk show e cases, organizados pelas governanças de diferentes setores produtivos do município. Todas as informações sobre as atividades, assim como links para inscrições, podem ser acessadas no site do evento.

A Semana de Inovação de Londrina é uma realização do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação; Governança de Turismo de Londrina; Agro Valley; Arranjo Produtivo Local de Audiovisual; Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL); ICON – Governança de Inovação na Construção Civil do Norte do Paraná; INOVEMM – Governança Eletrometalmecânica; Saúde Londrina União Setorial (SALUS); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e INTEGRA – Governança do setor de Química e Materiais.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa da Semana de Inovação de Londrina, pelo telefone (43) 9 9101-1080.

Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos