Alma Brasil e Grupo Lata promovem oficina de Maracatu
Aulas serão ministradas por percussionista da Nação Porto Rico, um dos grupos mais tradicionais e renomados no Brasil
O Grupo Lata, em parceria com a Vila Cultural Alma Brasil, dá início amanhã (30), a partir das 19h, a uma oficina de Maracatu, ministrada por Rumenig Dantas, representante da Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife, Pernambuco. Dantas, que é recifense, participa de batuques desde seis anos de idade. O instrumentista já coordenou oficinas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
A oficina vai do dia 30 até 2 de outubro. Na quinta e sexta-feira, das 19h às 21h. No sábado (2), o horário de início é 9h, com atividades programadas para o dia todo. Conforme explicou o coordenador do Grupo Lata, Maurício Werner, o número de vagas está limitado em 30. As inscrições podem ser feitas na hora, pelo preço de R$ 30, valor que já inclui um almoço a ser oferecido no sábado.
Os participantes não precisam levar instrumentos, que já são oferecidos pela Alma Brasil. “É uma oficina voltada a todos as pessoas, desde aquelas que já têm intimidade e experiência com a percussão e o maracatu, até aquelas que são iniciantes e que desejam conhecer o ritmo”, afirmou o coordenador do Lata.
Segundo Maurício Werner, durante a oficina, Rumenig Dantas irá passar informações e lições de batuque de instrumentos típicos do Maracatu, como alfaia, caixa, tarol, xequerê e gonguê, além de contar suas experiências e a trajetória histórica da Nação do Maracatu Porto Rico, que tem quase 100 anos de existência.
A oficina acontece na sede da Vila Cultural Alma Brasil, que fica na rua Mar del Plata, nº 93. A Vila Cultural recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).