Cidade

Procon divulga pesquisa de preços da cesta básica

Variação de preços entre os produtos em supermercados diferentes chegou a 200%; média do valor da cesta básica aumentou em relação à pesquisa passada


O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Londrina) divulgou a pesquisa referente a setembro dos preços dos itens da cesta básica. No total, 16 supermercados de todas as regiões da cidade foram pesquisados pelos funcionários do Procon entre 20 e 27 de setembro. O resultado completo da pesquisa pode ser acessado pelo site http://www.londrina.pr.gov.br/procon, item Setor de Pesquisas.

No centro da cidade, quatro mercados receberam os ofícios de notificação do Proocn solicitando os dados para a pesquisa.  Na região norte foram três, bem como na sul. Outros três mercados foram pesquisados pela equipe na região leste, e mais três na região oeste. A maioria das empresas respondeu por e-mail ou fax com os preços, mas algumas preferiram protocolar ofícios junto ao órgão.

Foram pesquisadas marcas de achocolatado, açúcar, água sanitária, amaciante, arroz, batata, biscoito, café, cebola, creme dental, desinfetante, detergente, ervilha, extrato de tomate, farinha, feijão, frango, lã de aço, leite longa vida, limpador multiuso, macarrão, milho verde, óleo de soja, papel higiênico, sabão em pedra, sabão em pó, sabonete, sal, sardinha, tempero, tomate e vinagre.

No geral, houve uma variação média de 2,15% em comparação com o valor da cesta básica apresentado na última pesquisa, realizada no mês de julho. Alguns itens foram diretamente responsáveis por este aumento: o tomate longa vida, que aumentou 67,63%, e o feijão carioca, que teve o preço 33,28% maior. Alguns itens apresentaram queda de preços, como a cebola pêra (preço 56% menor) e batata monalisa (diminuição de 14,86%).

O item que menos teve variação de preços entre os supermercados de Londrina foi o óleo de soja Salada, embalagem pet, que apresentou diferença máxima de 4,37%. Já o produto que apresentou a maior variação, 201,1%, foi o tomate longa vida. O preço do quilo do tomate chegou a variar de R$ 0,99 até R$ 2,98 em supermercados diferentes. O milho verde, vinagre, cebola e batata também apresentaram grandes variações que merecem a atenção na hora da compra.

O coordenador do Procon Londrina, Carlos Neves Junior, ressaltou a importância da pesquisa com os reflexos práticos que ela tem na vida do consumidor. “Muitas vezes, o consumidor não pode visitar todos os mercados ou não tem condições de fazer por si só este levantamento. Neste ponto, a pesquisa é importante por facilitar a vida das pessoas”, informou.

“Além disso, este levantamento serve para evitar que o consumidor entre em um determinado estabelecimento e faça as compras indiscriminadamente. É uma forma de estimular a cotação dos preços, que é uma prática muito salutar para que o cliente possa fazer economia com as finanças domésticas”, finalizou Neves Junior.

“Pode até haver pesquisa por parte dos donos de estabelecimentos dos preços praticados em toda a cidade. Como vivemos em uma sociedade que preza pela liberdade de mercado, isso pode fazer com que os estabelecimentos adotem medidas para atrair o consumidor, no caso, abaixando os preços cobrados. Desta forma, o consumidor sai ganhando”, destacou o coordenador.

O Procon Londrina orienta sempre os consumidores a realizar suas compras de forma a adquirir em determinados estabelecimentos somente os itens promocionalmente ofertados, conseguindo, dessa forma, uma economia de até 41%.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos