Demo Sul oferece Atividades formativas
Oficinas de rádio e videoclipe estão com vagas esgotadas; outros quatro eventos ainda têm vagas disponíveis
O Demo Sul, maior festival de música independente do sul do Brasil, continua com inscrições abertas para as atividades formativas, que serão oferecidas em seis dos nove dias de evento. Estudantes e entusiastas da música e da comunicação ainda têm tempo de participar de três oficinas, dois workshops e um simpósio ligado a essas áreas.
Conforme explicou o idealizador e organizador do Demo Sul, Marcelo Domingues, com exceção ao Simpósio de Música Independente, que está em sua sexta edição, as demais atividades formativas fazem parte do corpo do festival pela primeira vez. “Sempre tivemos o desejo de levar isso ao público, mas nunca tivemos oportunidade. Este ano, com mais recursos, foi possível preparar essa programação especial”, relatou.
Todas as inscrições são gratuitas, mas é preciso agir rápido: mesmo não havendo data de encerramento, o número de vagas é limitado e, segundo o organizador do festival, a procura tem sido alta. As oficinas de produção de videoclipe e de produção radiofônica já estão com inscrições esgotadas. “Os workshops de guitarra e contrabaixo também tiveram boa parte das vagas preenchidas”, alertou Marcelo Domingues.
Para realizar as inscrições, basta acessar o blog do festival, www.demosul.blogspot.com, entrar na atividade desejada e informar nome completo, endereço, telefone e e-mail.
Na ativa desde 2000, o Demo Sul completa o primeiro decênio com sucesso internacional. Por conta do renome conquistado, o festival está com mais patrocínios e aumentou o período de realização de um fim de semana para nove dias. De 15 a 23 de outubro, o evento traz a Londrina artistas consagrados, como Tom Zé, Pato Fu, Mombojo, Júpiter Maçã, além de novas bandas do cenário independente.
O festival recebe patrocínio do Ministério da Cultura, da Petrobras e da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), além de apoio cultural da Caixa Econômica Federal (CEF).
Atividades formativas
As atividades formativas vão de 17 a 22 de outubro. Confira o que será oferecido pelo festival:
Atividade: Oficina de produção de videoclipe
Datas: 17, 18 e 19 de outubro, das 14h às 17h
Resumo: Os participantes produzirão um vídeo para a banda mais votada das prévias do Demo Sul, Locodillos, sob a coordenação de Bruno Gehring e Felipe Augusto, do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (Kinoarte). O objetivo é permitir que os alunos vivenciem todas as etapas da produção de um videoclipe, desde a escolha do repertório até a pós-produção.
Local: Vila Cultural Kinoarte, rua Paraíba, 331
Vagas: 25 (esgotado)
Atividade: Workshop de guitarra
Datas: 18 e 19 de outubro, das 18h30 às 21h
Resumo: O músico e produtor Marco Tureta vai compartilhar noções básicas de guitarra-rock com quem participar de seu workshop. O workshop vai abordar as escalas mais utilizadas no rock, seus campos harmônicos e suas cadeias principais, além de técnicas instrumentais como bends, ligados, slides, oitavas e algumas aplicações práticas de clichês típicos do gênero.
Local: Auditório da Sonkey, rua Souza Naves, 9
Vagas: 50
Atividade: Workshop de contrabaixo
Datas: 18 e 19 de outubro, das 18h30 às 21h
Resumo: Ministrada pelo arranjador, compositor e pesquisador matogrossense, Ebinho Cardoso, autor do livro “Harmonia e Dicionário de Acordes para Baixo Elétrico”, que é resultado de anos de pesquisa sobre o baixo como instrumento harmônico.
Local: Auditório da Sonkey, rua Senador Souza Naves, 9
Vagas: 50
Atividade: VI Simpósio de Música Independente
Data: 21 de outubro, das 14h às 17h
Resumo: Serão realizados debates sobre a situação da cena musical independente, mapeando suas carências e planejando estratégias para melhorias. Na discussão, estarão presentes o jornalista cultural, Alex Antunes, a professora de Comunicação Social da UEL, Márcia Buzalaf, e a gestora cultural, Carolina Tokuyo. No evento, também será lançado o Alona Card, que é uma espécie de moeda cultural. O objetivo é criar um esquema de permuta entre artistas, produtores, prestadores de serviço e consumidores de cultura.
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL), sala 656 do Departamento de Música e Teatro do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).
Vagas: 80
Atividade: Oficina de Produção Radiofônica
Datas: 20, 21 e 22 de outubro, das 14h às 17h
Resumo: Discussão de temas como linguagem radiofônica e produção musical, alinhadas a conceitos e dinâmicas coletivas para a prática da arte e da comunicação independente. Produção de podcasts e transmissões ao vivo, sob a coordenação dos integrantes do “Projeto Multimídia Independência ou Marte”, Felipe Silve e Jovem Palerosi.
Local: Vila Cultural Alona, avenida Leste Oeste, 518
Vagas: 25 (esgotado)
Atividade: Oficina: dicas de produção e divulgação de bandas novas
Data: 22 de outubro, das 14h às 17h
Resumo: Análise de temas sobre criação de bandas e expectativas referentes a isso. O debate se propõe a ajudar cada músico a responder questões básicas, antes mesmo de começar a produzir. Serão dadas dicas práticas, com um passo a passo de produção musical independente na era da internet. Quem coordena é Rodrigo Lariú, que já desenvolveu este trabalho em outros festivais independentes do país.
Local: Sonkey, rua Senador Souza Naves, 9
Vagas: 30