Destaques

Prefeito abre Semana Solidária da Criança da Abrasel

Prefeito abre Semana Solidária da Criança da Abrasel

Projeto, criado em Londrina, deve atender este ano mais de 1,8 mil crianças de escolas municipais do município

O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, participam na próxima segunda-feira (4), às 8h, de solenidade de abertura da Semana Solidária da Criança 2010, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A Semana Solidária foi criada em 2003, em Londrina, e foi oficializada pela Abrasel em 2007. O funcionamento é simples: um número de escolas municipais é escolhido para levar seus alunos a pode desfrutar de um dia de festa e refeições gratuitas em um dos estabelecimentos associados que participam do evento. A Abrasel incentiva os estabelecimentos associados a participar. A Secretaria de Educação entra com a logística de transporte das crianças.

Para este ano, o critério de escolha foi arrecadação de garrafas PETs, a serem reaproveitadas na confecção de objetos decorativos para o Natal do Amor. Foram selecionadas 20 instituições de ensino com maior volume de garrafas arrecadadas. “Chegamos a um total de mais de 70 mil garrafas”, informou o presidente executivo da Abrasel Londrina, Arnaldo Falanca.

Para Falanca, a iniciativa não apenas proporciona uma manhã ou tarde de lazer às crianças, mas também exerce importante papel social. “Os proprietários preparam atividades culturais para elas, e também os funcionários dão relatos sobre como funciona o emprego, como conseguiram crescer na empresa”, afirmou.

“Atualmente, os estabelecimentos associados á Abrasel, que atua em todo o Brasil, são os maiores responsáveis por dar oportunidade do primeiro emprego. Portanto, essas crianças também podem aprender que é possível crescer e se desenvolver socialmente com um trabalho desse tipo”, complementou Falanca.

O sucesso do projeto já repercute em outras partes do Paraná e do Brasil. No ano passado, Curitiba e Foz do Iguaçu implantaram a Semana Solidária da Criança. Este ano, a Abrasel do Rio Grande do Sul também vai aderir à iniciativa. “É um projeto pé vermelho, com expectativas de se espalhar por todo o Brasil”, previu o presidente executivo da entidade em Londrina.

Em âmbito local, a expansão também é evidente. Em 2007, 13 associados aderiram à Semana. Este ano, o número chegou a 22, entre restaurantes, lanchonetes, petiscarias, entre outros estabelecimentos que oferecem gêneros alimentícios. Mais de 1.800 crianças, de 19 Escolas Municipais e um Centro Municipal de Educação Infantil, devem participar, de segunda a sexta-feira (9), sempre nos períodos matutino e vespertino.

Para a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, a ação “proporciona às crianças conhecer lugares novos, às quais, muitas vezes, elas não têm acesso em seu cotidiano”. “Algumas delas nunca foram a um restaurante”, pontuou.

A secretária observou que o projeto motiva o aprendizado das crianças e pode servir para ações pedagógicas dos professores. “Com a própria coleta das garrafas PETs, os professores puderam realizar trabalhos didáticos envolvendo matemática, português, entre outras disciplinas, de uma maneira mais estimulante para os alunos”, concluiu.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos