Prefeito abre Semana Solidária da Criança da Abrasel
Projeto, criado em Londrina, deve atender este ano mais de 1,8 mil crianças de escolas municipais do município
O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, participam na próxima segunda-feira (4), às 8h, de solenidade de abertura da Semana Solidária da Criança 2010, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A Semana Solidária foi criada em 2003, em Londrina, e foi oficializada pela Abrasel em 2007. O funcionamento é simples: um número de escolas municipais é escolhido para levar seus alunos a pode desfrutar de um dia de festa e refeições gratuitas em um dos estabelecimentos associados que participam do evento. A Abrasel incentiva os estabelecimentos associados a participar. A Secretaria de Educação entra com a logística de transporte das crianças.
Para este ano, o critério de escolha foi arrecadação de garrafas PETs, a serem reaproveitadas na confecção de objetos decorativos para o Natal do Amor. Foram selecionadas 20 instituições de ensino com maior volume de garrafas arrecadadas. “Chegamos a um total de mais de 70 mil garrafas”, informou o presidente executivo da Abrasel Londrina, Arnaldo Falanca.
Para Falanca, a iniciativa não apenas proporciona uma manhã ou tarde de lazer às crianças, mas também exerce importante papel social. “Os proprietários preparam atividades culturais para elas, e também os funcionários dão relatos sobre como funciona o emprego, como conseguiram crescer na empresa”, afirmou.
“Atualmente, os estabelecimentos associados á Abrasel, que atua em todo o Brasil, são os maiores responsáveis por dar oportunidade do primeiro emprego. Portanto, essas crianças também podem aprender que é possível crescer e se desenvolver socialmente com um trabalho desse tipo”, complementou Falanca.
O sucesso do projeto já repercute em outras partes do Paraná e do Brasil. No ano passado, Curitiba e Foz do Iguaçu implantaram a Semana Solidária da Criança. Este ano, a Abrasel do Rio Grande do Sul também vai aderir à iniciativa. “É um projeto pé vermelho, com expectativas de se espalhar por todo o Brasil”, previu o presidente executivo da entidade em Londrina.
Em âmbito local, a expansão também é evidente. Em 2007, 13 associados aderiram à Semana. Este ano, o número chegou a 22, entre restaurantes, lanchonetes, petiscarias, entre outros estabelecimentos que oferecem gêneros alimentícios. Mais de 1.800 crianças, de 19 Escolas Municipais e um Centro Municipal de Educação Infantil, devem participar, de segunda a sexta-feira (9), sempre nos períodos matutino e vespertino.
Para a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, a ação “proporciona às crianças conhecer lugares novos, às quais, muitas vezes, elas não têm acesso em seu cotidiano”. “Algumas delas nunca foram a um restaurante”, pontuou.
A secretária observou que o projeto motiva o aprendizado das crianças e pode servir para ações pedagógicas dos professores. “Com a própria coleta das garrafas PETs, os professores puderam realizar trabalhos didáticos envolvendo matemática, português, entre outras disciplinas, de uma maneira mais estimulante para os alunos”, concluiu.
Foto: Luiz Jacobs