Londrinenses conquistam ouro em concurso cafeeiro
Além de apoiar o evento, a diretoria de Desenvolvimento Rural também executa serviços de preparo da terra através da patrulha rural
Dois produtores londrinenses conquistaram os primeiros lugares na etapa regional do concurso “Café qualidade Paraná”, encerrado hoje, às 11h no Parque Governador Ney Braga. Mirian Suzuki, do distrito de Lerroville, levou a medalha de ouro pelo café natural que produz. Valdenir Gonçalves, também de Lerroville, venceu a categoria agricultura familiar. Londrina apenas não foi campeã na categoria café cereja descascado, que ficou para Valter Akira Wanishi, de Pitangueiras.
A região de Londrina possui seis municípios que participaram desta etapa, totalizando 31 cafeicultores, entre eles 12 londrinenses. Os vencedores participarão da etapa estadual, em Londrina, dia 4 de novembro. Em todo o Paraná são dez regiões cafeeiras, levando à competição estadual cerca de 30 produtores, nas três categorias citadas.
Para o diretor de desenvolvimento rural da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, Jefferson Hernandez, o café é um produto que o preço é determinado pela quantidade e qualidade. “Em uma produção em que a bebida, café, é boa, o produtor pode vender a saca até a R$ 300. Se a qualidade cai, o preço chega a cair para R$ 230, representando um rendimento muito menor, considerando que são vendidas várias sacas em uma safra”, explicou o diretor.
Conforme Hernandez, esta iniciativa é uma maneira de divulgar os pequenos produtores, que, com mais lucro, movimentam mais dinheiro no mercado local, engrenando a economia da região. Ele explicou que este marketing é importante para mostrar que o Paraná também é produtor de bons cafés, conseguindo competir inclusive com Minas Gerais, tradicional na cultura cafeeira.
O concurso “Café qualidade Paraná” é promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), pelo Ministério de Agricultura e Pecuária, com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Patrulha
A Diretoria de Desenvolvimento Rural, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, também executa durante esta semana os serviços de preparo do solo em pequenas propriedades de Londrina e região. Terça-feira (5) o trabalho foi realizado na Chácara São Miguel; ontem (6) no Patrimônio Selva e Usina Três Bocas, e hoje o serviço não pode ser executado em decorrência da chuva. Amanhã (8) a patrulha rural deve atuar na Fazenda da Nata, no Limoeiro.
As atividades são promovidas pela patrulha rural desde 1994 para impulsionar a produção dos agricultores familiares, e atendem, em média, 250 produtores por ano. O serviço, que é cobrado, tem um valor de menos da metade do valor de mercado, para que os pequenos produtores tenham tratores rurais trabalhando em sua propriedade.
Há duas semanas a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, adquiriu mais um trator e quatro implementos para complementarem a frota. Os produtores agora contam com quatro máquinas e diversos implementos, como grade aradora, arado subsolador, arado de discos e roçadeira.




