Grupo de idosos do jardim Leonor faz apresentação musical
Hip-hop foi o estilo musical adotado pela equipe, que se reúne semanalmente; secretaria prossegue com atividades do Mês da Pessoa Idosa
O estilo musical que mistura movimentos rápidos e letras que falam da realidade da pobreza, violência e racismo ganha agora o espaço do Lar Maria Tereza e São Vicente de Paulo em outubro. Nascido na década de 70 nos subúrbios negros e latinos de Nova York, nos Estados Unidos, o hip-hop foi o tipo de música adotado por 14 idosos do grupo do jardim Leonor.
As apresentações acontecem na próxima semana e fazem parte da comemoração do Mês da Pessoa Idosa, coordenado pela Secretaria Municipal do Idoso. O público pode conferir a coreografia ensaiada por quase dois meses no dia 13, às 14h, no Lar Maria Tereza Vieira, na rua Santa Clara, 165, e no dia 20, às 15h, no Lar São Vicente de Paulo, localizado na avenida Madre Leônia Milito, 499.
De acordo com a educadora física da Secretaria do Idoso e a coordenadora do projeto, Vilma Diniz Ribeiro da Silva, explicou como a ação é aplicada semanalmente com os idosos. “O hip-hop é um estilo diferenciado para a terceira idade, o que não impediu de que eles pudessem ensaiar a música”, afirmou.
Para a secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, o curso ministrado não está ligado somente à dança. “Trabalhamos também o resgate da autoestima dessas pessoas, além do conceito de que eles conseguem fazer qualquer coisa. O hip-hop é um exemplo disso”, argumentou.
O Mês da Pessoa Idosa prossegue com diversas atividades neste mês. No dia 16, das 9h às 12h, a secretaria promove diversas apresentações artísticas e culturais no calçadão, ação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). No dia 18, às 15h, serão feitas oficinas de culinária para os grupos de convivência de idosos. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 na Secretaria do Idoso, localizada na Prefeitura de Londrina – avenida Duque de Caxias, 635.
No dia 21, às 14h, será feito o Café com Arte no Centro de Convivência de Idosos da região oeste. No evento, serão feitas apresentações artísticas. Ainda nesta data, às 19h, será feito o lançamento do livro “Trabalho com Pessoas Idosas: Metodologia da Comunicação”, escrito pela assistente social e Secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro. Por fim, no dia 25, às 13h30, serão feitos os jogos de integração da pessoa idosa no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).




