Chamamento para contratação de clínicas de fisioterapia permanece aberto
Edital em vigor propõe a contratação de interessados em estabelecer convênio com o Município e oferecer serviços de fisioterapia através do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com o edital de Chamamento Público n° 001/2019 em vigor, com objetivo de contratar clínicas e empresas. Podem se candidatar proponentes que tenham interesse em prestar atendimentos em diversas áreas da fisioterapia na rede pública de saúde, com prazo inicial de 60 meses. O edital completo pode ser acessado na página de chamamentos públicos da SMS (acesse aqui).
Pelo edital, podem concorrer empresas já conveniadas ao Município, e outras que queiram atender de forma complementar no Sistema Único de Saúde (SUS). As empresas interessadas deverão comprovar que possuem capacidade técnica e operacional mínima, conforme exigido pelo edital, para a prestação dos serviços.
De acordo com a coordenadora de Gestão de Contratos e Ofertas da SMS, Camila Moliani Ferri, o chamamento contempla dois lotes. O primeiro abrange atendimentos de fisioterapia motora, neurológica, respiratória, vascular e uroginecológica; e o lote dois, compreende a fisioterapia aquática ou hidroterapia. “As empresas interessadas podem concorrer a um dos dois lotes ou ambos”, informou.

Com os novos contratos, a SMS busca reduzir o tempo de espera dos encaminhamentos, assim como aumentar o número de procedimentos realizados mensalmente, com a proposta de alcançar cerca de 100 mil ao ano. Até o momento, duas clínicas aderiram ao chamamento. Desta forma, o Município conta com três prestadores de serviço na área da fisioterapia, sendo que um deles já realizava o serviço por meio do consórcio de saúde.
Documentos – A documentação necessária está disponível para download aqui. Devem ser entregues na Diretoria de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), na sede da SMS, localizada na avenida Theodoro Victorelli, 103. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
A coordenadora explicou ainda que, após a entrega, é analisado se a documentação está de acordo com o edital para, posteriormente, realizar uma visita ao local. “Uma equipe da Saúde vai até o local para verificar se a empresa tem condições de atender ao que eles se candidataram. Estando tudo certo, damos continuidade no processo de contratação com o Município”, explicou Ferri.
Os valores mensais previstos das consultas e procedimentos realizados são estipulados pelo Ministério da Saúde, conforme os valores da tabela SUS. Para o lote um, serão aproximadamente 2.800 sessões por mês e o para o lote dois, está previsto 3.040 sessões.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de Gestão de Contratos e Ofertas da SMS, Camila Moliani Ferri, pelo número 3372-9837.
Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com