Biblioteca recebe exposição sobre história da Sergipe
Concomitantemente ao início da mostra, espaço recebe reforma de banheiros; obra instalou novas pias, espelhos e vasos sanitários
Será aberta amanhã, a exposição “Museu Itinerante: Memórias de Rua”, na Biblioteca Pública Municipal, estreando o circuito de exposições do projeto Museu Itinerante. No espaço, estarão expostos 15 painéis com fotografias e textos da história da rua Sergipe, do antigo Cadeião da cidade e da antiga Rodoviária, onde hoje funciona o Museu de Arte de Londrina.
O Museu Itinerante faz parte do projeto Educação Patrimonial de Londrina, vencedor do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O coordenador da iniciativa, Leandro Henrique Magalhães, explicou que o Museu Itinerante é uma das diversas atividades realizadas por meio do Educação Patrimonial.
“Desde 2005, escolhemos um local por ano e executamos várias ações, como um inventário, oficinas com estudantes do ensino fundamental, produção de material didático e o Museu Itinerante. Com isso queremos valorizar os pontos históricos de Londrina”, destacou Magalhães. Entre os temas escolhidos, estão diversidade religiosa e centro histórico, além de trabalhos com alunos de escolas municipais e oficinas para professores.
A exposição passará, também, pelos Museus de Arte e Histórico, além de instituições de ensino superior da cidade. A mostra foi organizada por cinco profissionais: historiadores, arquiteta, geógrafas e turismólogas. A exposição é resultado de pesquisas no Museu Histórico, que transformaram fotografias em painéis, acompanhados de textos explicativos.
O diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson José da Silva, explicou que a exposição contribui para a construção da identidade londrinense. “Com as pessoas entrando em contato com estes painéis, exploram sua vivência e a de seus antepassados. Por ser na Biblioteca, também, é ressaltado o fato de que o espaço contribui para a edificação da história da cidade”, completou.
A Biblioteca Pública fica na avenida Rio de Janeiro, 413, e o horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. Os interessados têm acesso gratuito ao local, até o dia 29 de outubro. O projeto Museu Itinerante, bem como o Educação Patrimonial, são patrocinados pelo Programa de Incentivo à Cultura (Promic).
Estrutura
Ao mesmo tempo em que a Biblioteca abre a exposição, também, abre, ao público pela primeira vez, os banheiros depois da reforma. Com as obras, os usuários não enfrentam mais filas e terão mais comodidade ao fazer uso do toalete. A reforma, que começou em 28 de julho, teve um investimento de R$ 27 mil em recursos municipais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Conforme o diretor de Bibliotecas da Secretaria, Rovilson José da Silva, há 20 anos os banheiros não passavam por melhorias. “O estado era precário. Havia apenas um vaso sanitário em cada banheiro, e, por causa dos vazamentos, o gasto de água era muito grande. Essa reforma veio oferecer um espaço mais adequado aos usuários da Biblioteca e também do teatro Zaqueu de Melo, que ocupam os mesmos toaletes à noite”, complementou.
O diretor informou que as instalações atuais são mais modernas, mais higiênicas, melhores iluminadas e ampliadas, graças à instalação de novas pias, espelhos, vasos sanitários e mitórios. De acordo com Silva, quase dobrou a capacidade anterior, e a expectativa agora é em relação à próxima obra da diretoria, prevista para 2011: mudanças na Biblioteca Infantil para receber adequadamente as pessoas com deficiência.




