Destaques

Prefeito é homenageado pela luta em prevenção a queimaduras

Prefeito é homenageado pela luta em prevenção a queimaduras

Homenagem foi da superintendente do HU, Margarida Carvalho, ontem, durante o lançamento do “Movimento de Prevenção de Queimaduras”

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, recebeu, ontem (dia 19), homenagem da superintendente do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Margarida de Fátima Fernandes Carvalho, em reconhecimento à sua luta pela prevenção a queimaduras e tratamento de queimados.

“É um documento de gratidão, carinho e respeito pelo trabalho do então deputado estadual, para que a evitar as queimaduras e a defesa de quem se acidentou”, declarou superintendente do HU, Margarida Carvalho.

Barbosa Neto, quando deputado estadual (2003-06), lutou pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HU, que foi viabilizado pelo governador Roberto Requião. Enquanto deputado federal (7-abril/09), Barbosa foi o relator na Comissão de Direitos do Consumidor, na Câmara dos Deputados, do parecer proibindo a venda de álcool líquido em estabelecimentos comerciais.

ntre as ações da campanha, está a capacitação de 220 agentes comunitários de saúde sobre a prevenção contra queimaduras A homenagem foi durante a solenidade de lançamento do “Movimento de Prevenção de Queimaduras” (MPQ), realizado no anfiteatro do HU/CCS. O prefeito aproveitou a ocasião para assinar o projeto de lei, instituindo a Semana Municipal de Prevenção às Queimaduras na cidade. O projeto foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Padre Roque (PTB), que participou da solenidade.

“Agora, Londrina terá o dia 6 de junho, como uma data comemorativa do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, cujo objetivo principal é orientar e informar a população sobre os riscos de acidentes nessa área, mediante a realização de várias atividades promovidas pelo poder público e sociedade civil”, explicou o prefeito.

Ele informou que a lei estabelece a formação de um comitê com dois representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dois do Centro de Tratamento de Queimados do HU, um da 17º Regional de Saúde, dois da sociedade civil e um do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). O comitê, juntamente com as Secretarias de Saúde, Educação e Cultura, será a instância responsável em coordenar anualmente as atividades de conscientização.

“O prefeito Barbosa Neto colocou Londrina na frente de qualquer outra cidade, quando o assunto é a prevenção às queimaduras”, comentou o professor José Luiz Tejon, referência nacional do assunto, que ministrou a palestra com o tema A Grande Virada: Regras de Ouro da Superação. Ele é considerado um exemplo de superação em traumas por queimaduras, depois de ter parte do rosto queimada em um acidente doméstico, aos quatro anos de idade.

A solenidade de lançamento do “Movimento de Prevenção de Queimaduras” contou também com as presenças do presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Social, Sustentável (IDEASS), Zenilda Nagata; da professora Aparecida de Lourdes Perin que, no ato, representou a reitora Nádina Aparecida Moreno e do representante da Rede Paranaense de Televisão (RPC), Eliezer Liberato.

O Movimento de Prevenção de Queimaduras tem como tema “Queimadura. Fácil acontecer. Fácil de evitar” e pretende promover ações educativas que contribuam para minimizar o índice de acidentes em crianças de até 14 anos. Conforme o HU, 60 crianças foram atendidas pelo Centro de Queimados em 2009.

Entre as ações da campanha, está a capacitação de 220 agentes comunitários de saúde sobre a prevenção contra queimaduras nos dias 26 e 27, na Vila da Saúde, e, no dia 30 de outubro, no anfiteatro da Pastoral da Criança. Outra ação é a propaganda em televisão, rádio e jornais desenvolvidos pela agência OZ Propaganda. A Sercomtel também estampou 10 mil cartões telefônicos com a mensagem da campanha.

Foto: Luiz Jacobs

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos