Londrina contabiliza saldo positivo de 10.658 empregos em 2010
É o maior saldo acumulado em um ano, desde que o Ministério do Trabalho e Emprego, começou a realizar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
Londrina registrou nos nove meses de 2010, um saldo positivo 10.658 vagas de emprego criadas com carteira assinada. É um recorde. É o maior saldo acumulado em um ano, desde que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), começou a realizar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Para efeito de comparação, no ano passado, Londrina teve saldo positivo de 5.191 postos durante os doze meses do ano.
O mês de setembro contribuiu para esta marca com o saldo positivo de 183 empregos gerados. Conforme os dados do Caged, divulgados ontem (19) pelo Ministério, Londrina manteve a média dos meses deste ano no quesito admissões mensais, com 8.290 novos postos de trabalho. A indústria da transformação foi a que mais gerou empregos, com 1.678 admissões e 281 novos postos de saldo. Logo em seguida vem o comércio com 2.220 admissões e 205 de saldo, e a construção civil, com 983 e saldo de 116, respectivamente.
De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador de Londrina (Sine), Neiva Sefrin, o índice de 183 empregos gerados em setembro deste ano foi resultado no alto O número de demissões. Ao todo, 8.107 foram demitidas, derrubando o índice mensal.
Neiva Sefrin comentou que Londrina continua sendo a terceira cidade do sul do Brasil na geração de empregos, ficando atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba. “O mercado de trabalho continua aquecido no Sine, já que os profissionais são selecionados simultaneamente em três salas da agência. Além disso, outro motivo é que o índice baixou em todo o País, aliado a melhores ofertas de emprego oferecidas, que ocasiona uma maior migração de trabalhadores”, concluiu Neiva Sefrin.