Sarau em Vídeo divulga lista de aprovados
Ação selecionou 28 propostas, com o objetivo de levar arte e cultura para pessoas em situação de rua, por meio de atrações em formato audiovisual

O projeto Brisa: Sarau em Vídeo divulgou o resultado do processo que selecionou propostas artísticas em formato audiovisual, que serão exibidas para pessoas em situação de rua. Dentre as 130 iniciativas inscritas, oito foram escolhidas para a categoria Atração Artística a ser Gravada em Vídeo e 20 para a categoria Atração Artística em Vídeo Finalizado. Os critérios para a seleção dos projetos incluíram a sua conexão com o público-alvo, viabilidade e diversidade, assim como o tempo de duração de cada produção.
Os artistas contemplados pela seleção serão remunerados com cachês que variam de R$ 300 a R$ 1000. Para conferir a lista de aprovados, clique aqui. Neste sábado (5) e domingo (6), as gravações das propostas da primeira categoria serão realizadas na sede da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart). A Funcart fica na Avenida Souza Naves, 2.380, ao lado do Lago Igapó e, segundo o coordenador do projeto Brisa, Silvio Ribeiro, a fundação oferecerá a infraestrutura necessária aos artistas, com equipe de produção de vídeo, cenário e equipamentos de iluminação e som. “O objetivo é criar a atmosfera mais próxima possível de uma apresentação presencial, que é a forma pela qual o projeto era realizado antes da pandemia, seguindo todas as medidas de saúde e segurança”, disse.
A previsão é que os vídeos selecionados sejam exibidos no primeiro trimestre de 2021, em telões que serão instalados em espaços de acolhimento de pessoas em situação de rua. As apresentações também serão disponibilizadas online. De acordo com Ribeiro, o Brisa tem o objetivo de oportunizar a conexão entre a arte e as pessoas em situação de rua que, muitas vezes, não têm acesso à cultura. “A arte é um direito constitucional de todos os cidadãos e permite a eles reconstruírem suas vidas. Já tivemos casos de pessoas que assistiram às apresentações e acabaram sendo estimuladas a se tornar artistas também. Além de levar alegria e consciência ao público, nos também damos a ele a oportunidade de se expressar, pois as apresentações incluem um momento em que o microfone fica aberto para a audiência”, destacou.
Realização – O Projeto Brisa: Sarau em Vídeo é uma iniciativa da Funcart que recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o coordenador do projeto Brisa, Silvio Ribeiro, pelo telefone (43) 3342-2362