Guarda Municipal Escolar Comunitária é anunciada em Londrina
Com 32 guardas municipais, grupo vai atuar na repressão e na prevenção à violência nas escolas; entre as técnicas utilizadas, estão apresentações e palestras
As instituições de ensino de Londrina contam a partir de hoje (21) com uma nova parceira para a educação e a proteção das crianças e adolescentes matriculados nos ensinos fundamental e médio. Trata-se da Guarda Municipal Escolar Comunitária (Gemec), lançada durante a entrevista coletiva semanal do prefeito de Londrina, Barbosa Neto.
Para o prefeito, o serviço vai contribuir não só para a conscientização das crianças em relação à violência, mas também para a preservação dos espaços escolares e manutenção da ordem nesses locais. “Quando o poder público entra com a segurança pela porta, a violência sai pela janela. Com a Gemec, vamos coibir furtos, roubos e depredação de construções que, às vezes, nem terminaram de ser edificadas”, ressaltou.
A cerimônia, no teatro Zaqueu de Melo, foi marcada pela apresentação artística dos 32 guardas municipais que integram esta nova vertente de atuação do órgão em Londrina. Estiveram presentes, 40 diretores de escolas municipais, bem como 40 alunos do primeiro ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira. As crianças de 6 e 7 anos foram contagiadas pela animação dos guardas, que cantaram, dançaram e atuaram para transmitir a importância de assuntos do cotidiano escolar, como o bullying, por exemplo.
Conforme o sargento da Polícia Militar e voluntário na Gemec, Almir Castro Souza, esta é uma maneira de transmitir diretamente a mensagem às crianças. “Utilizando essa linguagem infanti conseguimos cativar os alunos e explicar sobre o que realmente é importante, como drogas, violência e comportamento. A ação fará parte da programação da Gemec e, também, se estenderá aos pais, diretores e professores, para que a conscientização chegue ao cotidiano das crianças”, ressaltou.
Entre os objetivos da Guarda Escola, está a repressão e a prevenção de delitos. A primeira envolve o patrulhamento das escolas londrinenses e uma ação especial de proteção às escolas municipais, com visitas programadas, seguindo um cronograma de controle à violência. “Faremos um trabalho para repreender atos como tráfico de drogas e roubos no entorno das escolas municipais”, pontuou o secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci.
Já a segunda consiste na interação educacional com os estudantes, por meio de apresentações musicais, teatros de fantoches e palestras. É o projeto “Amigo Legal”. Os guardas interpretam personagens e contam histórias que refletem a realidade das crianças. “É um trabalho de conscientização, quanto a temas como violência doméstica e malefícios do consumo de drogas. Estamos formando, hoje, os adultos de amanhã. É preferível educar agora do que ter que aumentar o nosso efetivo da guarda, por aumento de violência, daqui a alguns anos”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, esta parceria vai contribuir com o bom andamento das atividades escolares, garantindo a segurança aos alunos, pais e professores. “A Guarda Municipal Escolar está vindo nos ajudar com este projeto de prevenção”, destacou. Semanalmente, serão realizadas intervenções de orientação nas 66 escolas do município, mas, inicialmente, um projeto piloto será executado na Escola Municipal Noemia Malanga.
O prefeito Barbosa Neto ressaltou o fato de que, com educação e oportunidade, é possível fazer com que a violência diminua. “Com esta nova diretriz, daremos chance da família participar mais das atividades escolares, de projetos educativos e esportivos, o que faz as crianças terem mais perspectivas”, completou.
Estiveram presentes no evento, o líder do executivo na Câmara, vereador Tito Valle, o 1º tenente da 4º Companhia do Batalhão da Polícia Escolar Comunitária do Paraná, Juarez Saldanha Machado, e o 2º tenente da 2ª Companhia da Polícia Ambiental Força Verde, Hugo César Woll.
Treinamento
Para formar a equipe da Gemec, foi necessário um trabalho de preparação, que durou cerca de três meses e meio. Os 32 membros do projeto assistiram, durante um mês, a palestras sobre diversos assuntos relacionados ao universo infantil e adolescente e, em especial, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As palestras foram ministradas por especialistas e profissionais que trabalham com crianças.
Segundo Zanlorenci, a seleção dos integrantes da Gemec foi feita de acordo com o perfil e o interesse dos guardas. “Os interessados enviaram currículos. Agora, eles poderão colocar em ação este jeito de lidar com as crianças, suas habilidades. A grande maioria dos escolhidos já trabalhou como professor, grupos de pastorais e tem talento nas áreas de música e artes”, explicou.
Houve ainda dois meses e meio de treinamento físico e psicológico, para garantir o bom relacionamento entre os guardas e os estudantes. O grupo já realizou também eventos com o público infantil. Em um deles, estavam reunidas aproximadamente 480 crianças. De acordo com Zanlorenci, a Gemec deve iniciar as atividades já na próxima semana.
Equipamentos
Será iniciado, na próxima sexta-feira (22), o processo licitatório, para aquisição de oito viaturas, modelo minivans, que serão utilizadas pela Guarda Municipal de Londrina e, também, pela Guarda Escolar Comunitária. Serão investidos R$ 400 mil, recursos oriundos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).
Também está para ser lançada a licitação para a compra de mais 16 veículos, 15 motocicletas, um micro-ônibus, 30 câmeras de segurança, equipamentos de comunicação, armamentos, entre outros materiais que auxiliarão no trabalho da guarda. O dinheiro está garantido junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Fotos: Luiz Jacobs